plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Comer bem é a dica do verão para ficar em forma

Exibir nos balneários um corpo em forma, além de cabelos e pele bem hidratados neste verão, não é uma tarefa fácil e requer muito esforço antes das férias. A estudante de ciências contábeis, Reyla Recio, de 20 anos, dá duro para manter sua saúde em dia. “

Exibir nos balneários um corpo em forma, além de cabelos e pele bem hidratados neste verão, não é uma tarefa fácil e requer muito esforço antes das férias. A estudante de ciências contábeis, Reyla Recio, de 20 anos, dá duro para manter sua saúde em dia. “Malho pesado e abuso das proteínas durante a semana”, conta. Mas, como ninguém é de ferro, aos sábados e domingos, ela tira o pé do freio, e passa o final de semana mais feliz. “Como mais que o normal mesmo”, confessa.

Nas férias de julho as opções de passeios de Reyla, que também é modelo, são as praias do Estado. Porém, antes de pôr um biquíni e desfilar nas areias, a jovem fica de olho na balança. “É necessário se controlar, pois não perdemos peso do dia para noite”, lembra. Mesmo saindo da rotina, Reyla tenta manter uma alimentação saudável no verão. “Como muita salada, frutas e almoço em casa, antes de sair. Já na praia, beliscos algumas coisas”, diz.

A estudante não toma refrigerante e abusa dos sucos e da água de coco. “Não tem como evitar comer as coisas gostosas, as ‘besteiras’, nas férias. É importante ter o equilíbrio e compensar nas refeições”, acredita. Para manter o corpo bronzeado, Reyla também não dispensa o consumo de beterrabas e cenouras. “Eles ativam a cor rápida e são opões nas saladas e nos sucos saudáveis”, completa a jovem.

A estudante Reyla Recio controla a alimentação durante o ano para curtir as praias de bem com o próprio corpo. (Fotos: Alberto Bitar)

As férias também alteram nossos horários. Comer fora de hora ou pular refeições, devem ser os primeiros alertas neste período. A nutricionista Thayana Albuquerque garante que o café da manhã é a principal refeição do dia, por isso, é extremamente necessário. “É importante comer proteína, carboidratos e frutas, para ter disposição e não ter desconfortos gastrointestinais”, destaca.

A mudança na alimentação pode acabar com o corpo conquistado ao longo dos meses. “Ou a pessoa engorda, ou perde pesos e massa magra. É importante mantém uma alimentação saudável, em julho também”, explica a especialista. As viagens longas são as mais perigosas. A Tayana lembra que após 21 dias, o cérebro se acostuma com os nossos hábitos.

Porém, atire a primeira pedra quem não se esbalda nas delícias dos locais visitados. “Engordar uns dois quilos é até normal, mas o descontrole não pode ser continuo, é preciso voltar à rotina. E depois de muito tempo se alimentando errado, isso fica difícil o retorno”, observa Thayana.

Não há uma formula mágica para manter uma alimentação totalmente saudável nas férias. Já na praia, as frituras, doces e refrigerantes, acabam sendo os vilões. “Faça alimentos em casa, isso garante também a higiene e a segurança alimentar, principalmente, dos idosos e crianças”, completa Thayana.

SUBSTITUIÇÕES

A especialista em alimentação infantil, Renata Azevedo orienta: “Não precisa ser chato nas férias. Mas podemos fazer trocas inteligentes”. Faça a substituição de refrigerantes por água de coco, suco de frutas e chás gelados, por exemplo. Investir em frutas, verduras e muito líquido é o mais indicado, para que, em agosto, o veranista não sinta o peso das férias. “Não é preciso todos os dias comer pizza, churrascos e salgadinhos. Faça sanduíches naturais, eles são saborosos”, orienta.

Abra mão dos produtos industrializados ricos em sal, açúcar e gorduras. Eles aumentam a retenção de líquidos. “Leve de casa, além de fazer bem para saúde e para o bolso”, argumenta Renata. Na praia, procure comer peixes, carnes magras, grãos. Porém, cuidado com o armazenamento. “É importante estar em recipientes térmicos, embalagens próprias e, nada exposto ao sol”, ressalta. O veranista deve observar o armazenamento, a manipulação e o estado de conservação do produto. O ideal é comprar comida feita na hora.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias