plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

O dia em que paraenses de Vigia viraram heróis após resgatarem avião argentino

Quem conhece ou já visitou a cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste do Pará certamente já ouviu o ditado “Vigilenga de Heróis”, o termo se refere a um barco denominado Vigilenga, muito comum na região e num dia como hoje, o termo faz os vigienses se enche

Quem conhece ou já visitou a cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste do Pará certamente já ouviu o ditado “Vigilenga de Heróis”, o termo se refere a um barco denominado Vigilenga, muito comum na região e num dia como hoje, o termo faz os vigienses se encherem de orgulho.

Tudo porque um humilde pescador acompanhado de um grupo conseguiu resgatar uma aeronave argentina denominado “Buenos Aires”, que realizava um trajeto aéreo entre a capital argentina, o Rio de Janeiro e a cidade de Nova York.

(Avião argentino que caiu próximo a costa do Atlântico que fica próximo a cidade de Vigia, no nordeste do Pará. Foto: Reprodução)

Durante a passagem da aeronave de Caiena para Belém, um acidente ocorreu e durante sete dias, a tripulação de três pessoas desapareceu sem dar notícias e graças ao pescador Josino Cardoso, a bordo de um barco pesqueiro denominado “Juruna”, a cidade de Vigia ganhou notabilidade ao salvar a tripulação.

Além de Josino Cardoso, o barco estava a bordo com Gil Cardoso (filho de Josino), Raimundo Dias, José Palheta, Maximiliano Fernandes e Demétrio Gomes. A equipe resgatou os tripulantes da aeronave, Duggan, Olivero e Campanelli.

Até hoje, o acidente tem duas versões: o avião teve problemas e precisou pousar nas costas do Atlântico no Brasil e a falta de mapas sobre o local e apesar da preocupação envolvendo o avião e a tripulação, todos foram levados a Belém e recebido como heróis.

Em solo argentino, os heróis da Vigilenga “Juruna” foram lembrados com um monumento inspirado no barco onde os heróis resgataram a tripulação argentina.

(DOL, Com informações de Cultura Vigilenga)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias