plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tudo o que você precisa saber sobre vacinação contra o sarampo

Os cinco casos de suspeita de sarampo no interior do Pará - sendo dois oficialmente descartados - reacenderam a necessidade de buscar imunização nos postos de saúde e ficar em dia com o cartão de vacinação. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e o

Os cinco casos de suspeita de sarampo no interior do Pará - sendo dois oficialmente descartados - reacenderam a necessidade de buscar imunização nos postos de saúde e ficar em dia com o cartão de vacinação.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e os sintomas iniciais são febre alta, dor de cabeça, tosse, inflamação das vias respiratórias e manchas vermelhas. Nos casos graves, pode levar à morte.

Leia também: Pará tem casos suspeitos de sarampo e pólio

Leia também: Juruti tem dois casos suspeitos de sarampo

A transmissão acontece diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar por meio da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.

No Pará, os últimos casos de sarampo foram registrados oficialmente em 2010, sendo três e todos ‘importados’. Em 2016, o Brasil foi certificado com a erradicação do vírus.

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

VACINAÇÃO

Atualmente a vacina contra o sarampo está disponível de graça nas Unidades Básicas de Saúde e funciona assim: uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose (com a vacina tetraviral, que também protege contra a varicela) aos 15 meses.

Também devem ser vacinados os adultos com até 49 anos de idade, sem histórico da doença e/ou sem comprovante vacinal. A vacina pode ser aplicada mesmo após a ingestão do álcool.

Para serem imunizados, os profissionais de saúde devem tomar duas doses com um intervalo de 30 dias entre elas, independentemente da idade.

Leia também: Secretaria recomenda medidas para evitar casos de sarampo no Pará

Até quem não se lembra ou não sabe se foi vacinado deve se vacinar. Se não tem a carteirinha que comprove a vacinação, não há nenhum prejuízo para a saúde receber uma nova dose.

Se você não foi vacinado na infância, existem duas situações: quem tem até 29 anos pode obter duas doses da vacina na rede pública. No entanto, se você não foi vacinado na infância e está na idade de 30 e 49 anos, receberá apenas uma dose.

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

QUEM NÃO PODE

As únicas contraindicações são para as pessoas imunodeprimidas (portadoras de doenças crônicas, por exemplo), e as grávidas, que precisam esperar o parto para serem vacinadas.

Quem tem certeza que teve a doença também não precisa se vacinar. O sarampo não acomete o indivíduo duas vezes.

Mas atenção para a mulher que planeja engravidar: um exame de sangue poderá certificar se ela já está imune à doença. Caso não esteja, deve ser vacinada antes da gravidez e esperar, pelo menos, quatro semanas antes de engravidar.

TODOS PROTEGIDOS

É preciso alertar que, em casos de suspeita, a pessoa não deve usar medicamentos por conta própria, mas sim procurar uma unidade de saúde. A única maneira eficaz de proteção é através da vacina.

Crianças, jovens e adultos vacinados protegem, principalmente, aqueles que estão na “lista dos que não podem” e os que correm o maior risco de complicações e de terem quadros que evoluem ao óbito, a exemplo das pessoas com câncer, as que vivem com HIV, pessoas que estão fazendo quimioterapia ou outro tratamento com drogas.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias