plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Último Arrastão do Pavulagem ocupa as ruas de Belém neste domingo

É neste domingo que o Boi Pavulagem se despede do público brincante na realização do último cortejo do Arraial do Pavulagem pelo centro de Belém, encerrando seus festejos juninos. Cerca de 20 mil pessoas participaram do último arrastão, uma média que deve

É neste domingo que o Boi Pavulagem se despede do público brincante na realização do último cortejo do Arraial do Pavulagem pelo centro de Belém, encerrando seus festejos juninos. Cerca de 20 mil pessoas participaram do último arrastão, uma média que deve se repetir hoje, quando as toadas de boi forem cantadas num único compasso.

O presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Alexandre Yuri, conta que depois de três arrastões, neste último, o momento mais aguardado é a tradicional derrubada dos mastros, na saída do cortejo. “É a única coisa que tem de diferente dos outros cortejos. Os mastros são colocados ainda no primeiro domingo e estão ligados às festividades religiosas, e aos poucos foram sendo incorporados nos nossos cortejos há cerca de dez anos”, explica.

A atividade começa às 8h, com concentração na Praça dos Estivadores, ao redor dos Mastros de São João fincados na saída do primeiro Arrastão de 2018, e com a cerimônia de sua derrubada.

Neste momento, quem recebe as atenções é o grupo de carimbó Sancari que, segundo Alexandre, faz parte de todo o processo da brincadeira, com a apresentação de danças típicas desse período.
Depois, por volta de 9h, o Boi Pavulagem inicia o cortejo pela Avenida Presidente Vargas em direção à Praça da República, num trajeto marcado pelos estandartes de santos da quadra junina, cavalinhos, vaqueiros, pernas-de-pau, bandeiras e chapéus de fitas que ornamentam os dançarinos e tocadores.

O Arrastão é encerrado em frente ao Theatro da Paz e a banda Arraial do Pavulagem comanda a festa no palco montado ao lado do teatro.

De acordo com o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, crianças de 3 a 10 anos podem ser inscritas para participar da ala infantil do cortejo, mas elas devem ser acompanhadas por um responsável durante a atividade.

PARCERIA

A programação de todos os arrastões do Pavulagem é patrocinada pela Vale, garantindo a realização das oficinas de formação feitas pelo Instituto no segundo semestre e do Arrastão do Círio, no mês de outubro.

(Wal Sarges/Especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias