plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bosque é mais um ponto turístico de Belém abandonado

A pequena Maria Letícia, de sete anos, não vai à escola desde a última semana de junho. Para ela, ficar em casa é quase um castigo quando está de férias. Já a mãe, Célia Laurine, 43, entra em apuros diante das reduzidas opções de lazer que Belém oferece à

A pequena Maria Letícia, de sete anos, não vai à escola desde a última semana de junho. Para ela, ficar em casa é quase um castigo quando está de férias. Já a mãe, Célia Laurine, 43, entra em apuros diante das reduzidas opções de lazer que Belém oferece às crianças. “São poucos locais, e quando eles estão de portas abertas, o estado é precário, precisam de cuidados”, observa a dona de casa. Para aproveitar o período de folga, durante a semana que passou elas optaram por fazer um passeio no Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco. Porém, nem tudo agradou as visitantes.

O jardim botânico urbano e de preservação à natureza, instalado no coração de Belém, é uma das poucas alternativas da cidade. Apesar de ser um ponto turístico, a falta de manutenção é notória. Troncos de árvores que já caíram ainda estão jogados entre a vegetação. O passeio de canoa no lago, uma das principais atrações do parque, estava com a entrada isolada por fitas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o passeio só funciona aos domingos, para crianças de até dez anos.

SUJEIRA

Do outro lado da ponte, o bueiro do lago permanece entupido, tomado por folhas secas e pacotes de biscoitos e salgadinhos. As informações das áreas comuns do Bosque quase não são vistas. As placas que indicam os espaços estão quebradas, outras sujas e cobertas pelas folhagens. Os bancos de madeira também não recebem manutenção, alguns não têm tábuas e, os de concreto, são tomados por limo.

A falta de preservação também afeta o tradicional castelinho. Crianças e casais circulam entre o limo e lodo, que deixa o piso mais escorregadio e, consequente, mais arriscados a quedas. Apesar da equipe de reportagem observar vários trabalhadores limpando o espaço, o chão, do lado de dentro, no quarteirão da avenida Romulo Maiorana, é tomado por lixo. Uma guarita está desativada, com vidros quebrados e cheia de insetos.

As opções de diversão são precárias. Um parquinho instalado no local mantém brinquedos quebrados e outros enferrujados. “Devido o parque cobrar entrada e ser administrado pela Prefeitura, deveria ter, ao menos, uma manutenção”, reclama a contadora Socorro Leal, 52, que passeava com sua neta de três anos. “É um perigo para as crianças, venho aqui por ser próximo de casa, mas tomo cuidados”, garante.

(Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

O banheiro também permanece sem tampas nos vasos sanitários e a torneira da pia vazando água. Não há papel higiênico e, tampouco, sabão para a higiene, principalmente, das crianças que é o maior público da casa. O estado de dentro do Bosque é o reflexo do que é visto ao lado de fora.

O muro da entrada do prédio está completamente pichado. Uma ambulante que trabalha dentro do Bosque - que prefere não se identificar - também reclama da falta de atrações no espaço. “Antes tinham os festivais do sorvete, açaí, oficinas de teatro e de pintura. Hoje não tem nada disso. O movimento caiu”.

(Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

RESPOSTA

A Prefeitura de Belém, através da (Semma), informou que o Bosque passa por serviços de manutenção às segundas-feiras e que a limpeza do espaço é realizada diariamente. Ainda segundo órgão, alguns dos galhos que caem são reutilizados para a fabricação de bancos. A secretaria também diz que finaliza um projeto para a nova sinalização do espaço e que realiza gradativamente a troca dos bancos danificados. Já a guaritas não utilizadas serão retiradas. Os muros receberão uma pintura, mas a Semma não disse quando.

20 mil

É o número de visitantes que o Bosque recebe, em média, por mês. Sua área total é de 15 hectares. Destes, mais de 80% são compostos por áreas verdes, e apenas 20% são caminhos para circulação de visitantes.

FICHA TÉCNICA

Dados do bosque

l O cartão postal no coração da cidade tem 134 anos.
l É administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
l Abriga uma importante diversidade de espécies da fauna e flora do ecossistema amazônico, além de monumentos, grutas, ruínas, aquário, chalés e viveiros de animais, e ainda lanchonete e brinquedoteca.
l Segundo a Prefeitura, o Bosque abriga mais de dez mil árvores, distribuídas em mais de 300 espécies. No local, ainda há 435 animais de 29 espécies que vivem em cativeiro e outras 29 em liberdade ou semiliberdade. Entre os animais estão o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros.
l O Bosque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O ingresso custa R$ 2.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias