plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Temperatura será elevada em todo o Pará durante o mês de julho

Férias combinam com praia, piscina, rio, igarapé e sol, é claro, já que nenhum veranista espera que a chuva atrapalhe o passeio com família e amigos. E quem for viajar pode aguardar para curtir tranquilo: o mês de julho terá de altas temperaturas em todo

Férias combinam com praia, piscina, rio, igarapé e sol, é claro, já que nenhum veranista espera que a chuva atrapalhe o passeio com família e amigos. E quem for viajar pode aguardar para curtir tranquilo: o mês de julho terá de altas temperaturas em todo o Pará, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-PA), e chuvas, possivelmente, ao final da tarde. Ainda com calor garantido, as médias das temperaturas máximas serão distintas nas regiões nordeste, sul e sudeste e oeste do Estado.

O diretor do Inmet-PA, José Raimundo Abreu, explica que na região litorânea - que abrange municípios com praias como Salinópolis, Bragança, Marapanim, por exemplo -, a temperatura será mais amena, por conta do vento do oceano, e vai variar em média entre 31° e 33° C. Já no Tapapós, em Santarém, a média aumenta para 34° a 36°, e por fim, em São Félix do Xingu, Xinguara e Conceição do Araguaia, a média será de 35° a 37°, perto de 38° a 40° em agosto. Em Belém, média de 33° a 35°.

“A maioria dos dias ficará com poucas nuvens e céu aberto. As chuvas poderão ocorrer após às 16h”, explicou o meteorologista.

Mas por que após o mês de junho o calor aumenta na Amazônia? Há um fator importante, a Zona de Convergência Intertropical, que é uma espécie de cinturão no planeta Terra, que migra do hemisfério norte para o hemisfério sul, influenciando a temperatura e também a intensidade das chuvas. “Esse fenômeno meteorológico favorece que tenhamos menos chuva agora e mais entre o final de dezembro e maio. A zona é o principal gerador de chuvas, o que interfere também na temperatura. De janeiro a maio temos 75% da chuva do ano inteiro aqui”, detalhou.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias