plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estações da Cosanpa estão em situação lastimável

A falta de investimento do Governo do Estado vem minando a estrutura das estações de tratamento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em todo o Pará. Para o Sindicato dos Urbanitários do Pará, esse sucateamento tem um único objetivo: fragil

A falta de investimento do Governo do Estado vem minando a estrutura das estações de tratamento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em todo o Pará. Para o Sindicato dos Urbanitários do Pará, esse sucateamento tem um único objetivo: fragilizar a companhia para justificar a privatização.
A Cosanpa mal consegue garantir o abastecimento para Belém. As interrupções são constantes decorrentes de estações que funcionam de maneira precária e com equipamentos antigos, que quase nunca recebem manutenção. “Quem sofre é a população que cada vez mais consome uma água de péssima qualidade. O sucateamento é grande”, afirma Pedro Blois, diretor de saneamento do Sindicato dos Urbanitários.

Um exemplo é a Estação de Tratamento de São Brás. Com mais de 40 anos, hoje funciona de maneira precária e com manutenção ineficiente. “Tudo é ruim dentro dessa estação. Foram feitas algumas obras que não resolveram os problemas. As melhorias foram iniciadas mas não terminaram e a própria empresa teve que terminar com custo extra e os órgãos de controle da Cosanpa são coniventes com essa situação. O que impera lá dentro é a politicagem”, denuncia.

O sindicalista diz que no prédio da estação de São Brás as bombas são antigas e não há sequer um laboratório para fazer a análise da água que é distribuída. “Já teve um químico na estação há muito tempo que já morreu há mais de 10 anos. Essa estação recebe água bruta para tratamento e não sabemos a qualidade da água que sai de lá para a população”.

Na Estação da Marambaia o prédio está caindo aos pedaços e nem de longe lembra uma unidade da Cosanpa. “Está tudo abandonado. A Cosanpa não faz nada”, disse uma moradora do bairo, que preferiu se manter no anonimato.

A situação de abandono e sucateamento se repete, segundo o sindicato, nas estações do Utinga e do 5º Setor, no bairro do Marco, que está numa situação lastimável. Os filtros estão quase todos parados porque a Cosanpa não investe. “Essa estação do Marco precisa ser reativada. As bombas são muito antigas e poderiam estar produzindo água em grande quantidade. A mesma situação ocorre na Estação de São Brás. Os filtros vão dando problema e vão sendo abandonados, sem recuperação. Quando a situação fica insustentável o sistema pára”, denuncia.

Estação de São Brás. (Foto: divulgação)

REFORMA

Apenas uma ampla e profunda reforma pode minimizar os problemas e melhorar a qualidade da água distribuída para milhares de pessoas das áreas centrais da cidade. “Os equipamentos são antigos e sucateados. Há muita perda de água, que não é boa. As análises não são feitas. Quem garante a qualidade dessa água que vem do Utinga?”, questiona o diretor do sindicato.
Ele também denuncia o assoreamento do Lago Bolonha, um dos que abastecem Belém. Segundo Pedro Blois, o lago está contaminado pelo esgoto que é despejado de áreas do bairro do Castanheira e das invasões ao redor. “Hoje o lago está uma floresta, cheio de macrófitas que são plantas que se proliferam no lago, comprometendo a sua existência”.

Ao não investir a intenção do Governo, segundo o dirigente sindical, é afundar cada vez mais a companhia e prepará-la para a privatização. Segundo ele, a empresa deixou de lado a questão técnica e operacional e contratou dezenas de comissionados indicados de apadrinhados políticos e do próprio governador Simão Jatene, sem qualquer compromisso com a empresa. “Á água não é mercadoria. É um bem público que deve ser fornecido para a população com qualidade e de maneira responsável”, aponta o sindicalista.

“Em Castanhal, terra do governador e de Marcio Miranda, pré-candidato apoiado por ele para a disputa ao Governo, uma família toda ocupa os cargos gerenciais da empresa. A empresa vem sendo sucateada por dentro e por fora”, denuncia. Blois relembra que o atual governador foi um dos artífices da privatização da Celpa e pretende fazer a mesma coisa com a Cosanpa.

Resposta

Em nota, a Cosanpa afirma que tem feito os investimentos necessários para as manutenções periódicas em suas estações de tratamento de água na Região Metropolitana de Belém. Diz ainda que as melhorias feitas na Estação de São Brás “garantem a boa qualidade da água”. E que as análises da água são feitas no laboratório da Estação de tratamento de água do Bolonha.

Em relação aos filtros, a Cosanpa esclarece que só utiliza equipamentos que estão em boas condições de uso e sobre as denúncias do abandono da Estação da Marambaia informa que irá reformar o muro da estação que foi quebrado durante a coleta de lixo.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias