plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pré-candidata a vice-presidência pelo Psol esteve em Belém para cumprir agendas

A pré-candidata à vice-presidência da república, Sônia Guajajara (Psol), cumpriu agenda ontem (21) em Belém. Ela é a primeira indígena a pleitear o cargo no Brasil. Na chapa, ela está ao lado de Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (M

A pré-candidata à vice-presidência da república, Sônia Guajajara (Psol), cumpriu agenda ontem (21) em Belém. Ela é a primeira indígena a pleitear o cargo no Brasil. Na chapa, ela está ao lado de Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), pré-candidato a presidente pelo partido.

Sônia esteve na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde participou de uma mesa-redonda sobre conflitos na Amazônia. À tarde, reuniu-se com alunos indígenas e quilombolas da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA). Já de noite, ela integrou uma roda de mulheres com integrantes do partido na capital paraense. Em seu discurso, a pré-candidata enfatizou a necessidade de maior representatividade de índios na política institucional. Nas eleições deste ano, 68 indígenas são pré-candidatos a algum cargo eletivo.

“O compromisso é com todos os povos e eu sinto essa responsabilidade. Nós viemos dos movimentos sociais e é uma inovação de um partido político, tanto a aposta no nosso nome, quanto ao modelo compartilhado de pensar a candidatura”, disse.

Dentre as demandas dos povos indígenas, Sônia Guajajara pontuou a luta histórica pela demarcação de terra e também pela manutenção de direitos conquistados, como a questão das bolsas permanência de estudantes indígenas e quilombolas, que recentemente foram cortadas pelo Governo Federal. Sônia Guajajara começou a participar de movimentos sociais ainda na adolescência, durante o ensino médio, e é hoje lembrada por mobilizar nacional e internacionalmente a causa indígena no Brasil.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias