plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Comando Militar do Norte comemora cinco anos de atuação na região

O Comando Militar do Norte (CMN) completa cinco anos de ativação no próximo dia 26, com o desafio de manter a ordem e a proteção na região amazônica. O Comando foi criado para fortalecer principalmente a sua capacidade operacional, aumentando a presença d

O Comando Militar do Norte (CMN) completa cinco anos de ativação no próximo dia 26, com o desafio de manter a ordem e a proteção na região amazônica. O Comando foi criado para fortalecer principalmente a sua capacidade operacional, aumentando a presença do Exército nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e o norte do Tocantins.

Integrado por duas Brigadas, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (sediada em Marabá-PA), e a recém criada 22ª Brigada de Infantaria de Selva (instalada em Macapá-AP), o Comando atua com foco na defesa da pátria, a manutenção da ordem e o desenvolvimento da região.

A segurança e vigilância da área de fronteira é, sem dúvida, um dos principais desafios. São 1.890 quilômetros de fronteira terrestre com a Guiana, Suriname e Guiana Francesa, além de 2.200 quilômetros de costa.

“É uma área muito rica. Porém, com muitos problemas criminais e ambientais”, comenta o general de Exército Paulo Sérgio Nogueira, comandante do CMN.

Segundo ele, apesar de contar com uma tropa insuficiente, de aproximadamente 12 mil homens, para o tamanho do território amazônico abrangido pelo Comando, o efetivo vem dando conta da missão.

Para além da fronteira, o Exército atua ainda em uma área que reúne um rico patrimônio ambiental, composto de inúmeras reservas minerais, de grande reserva hídrica, sem contar com as diversas Áreas de Proteção Ambiental e outras tantas reservas indígenas, em meio a dezenas de conflitos sociais.

Soma-se a isso, o apoio da corporação nas ações de apoio aos governos estaduais, como em enchentes, desastres ambientais e na segurança das eleições. “Estamos convictos que temos condições para manter a ordem e o equilíbrio da pátria”, afirma o comandante.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias