plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hydro recebe auto de infração após novo dano ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lavrou, no sábado (16), um auto de infração em desfavor da empresa Hydro, em Barcarena. As equipes de fiscalização do órgão identificaram a disposição inadequada de material sedimentar. Segu

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lavrou, no sábado (16), um auto de infração em desfavor da empresa Hydro, em Barcarena. As equipes de fiscalização do órgão identificaram a disposição inadequada de material sedimentar. Segundo o auto de infração, o material, oriundo de obras quando da implantação do Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS2), foi acondicionado sem contenção, à época.

Com as chuvas, este material foi carreado para outras áreas, em descordo ao projeto licenciado pelo órgão ambiental. O material também foi coletado para análise de possíveis impactos. O flagrante ocorreu quatro meses depois do vazamento de rejeitos da Hydro, no dia 17 de fevereiro. A fiscalização da Semas notificou a empresa a apresentar, por escrito, a defesa no prazo de 15 dias corridos.

Na quinta-feira (14), a Semas e outros órgãos deslocaram equipes ao município de Barcarena a fim de verificar denúncias das comunidades. Na sexta-feira, o DIÁRIO publicou com exclusividade uma matéria denunciando que desde o dia 13 moradores da região tinham percebido novamente a presença de lama vermelha no igarapé do Tauá, na área rural da cidade. O advogado das comunidades afetadas, Ismael Moraes, falou, na ocasião, que a Hydro tentou abrir uma espécie de canal clandestino por dentro da mata para usá-lo como corredor de despejo dos resíduos de uma das bacias de rejeitos químicos para dentro do igarapé.

VAZAMENTO


Também disse que não há vazamento dessa vez. Segundo texto divulgado pela Agência Pará, não foram constatados indícios de extravasamento ou de operação do Depósito de Resíduos Sólidos 2, no entanto, foi verificada a existência de acúmulo de um material, que continha água pluvial, em local próximo a área do DRS2, o que foi objeto de coleta por parte dos órgãos responsáveis que também se encontravam no local.

A Semas informou que, desde o início deste ano, já registra nove ações entre notificações e auto de infrações, por diferentes motivos, realizados contra a empresa.

No final de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Pará determinou a redução da produção em 50% e embargou a bacia de rejeitos da empresa, a DSR2.

festival de irregularidades

No dia 16 de fevereiro, a Hydro foi autuada pela Semas por conta da identificação de um duto irregular sem a autorização lançando água pluvial da planta industrial para o ambiente externo, sem o devido tratamento.

No dia 23 de fevereiro, foi feita nova autuação, por conta dos índices encontrados de possível poluição ao meio ambiente.

No dia 13 de março, foi emitido novo auto de infração contra a empresa, autuada por usar um canal antigo, para despejar água pluvial da planta industrial para o ambiente externo sem o tratamento.

No dia 18 de março, as equipes da Semas identificaram um desvio da drenagem de água pluvial do galpão de carvão da empresa para uma canaleta de drenagem da Albras, que passa pela área da Alunorte, outra empresa localizada na mesma área. O lançamento da água pluvial, decorrente de chuvas na planta industrial da Hydro, ocorreu sem antes passar pelo sistema de tratamento.

CPI realizará acareação nesta quarta-feira

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que apura danos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Pará convocaram para quarta-feira (20), a partir das 10h, a acareação entre pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Evandro Chagas (IEC), Centro de Perícias Renato Chaves (CPRC) e representantes da empresa
SGW Services.

Esta empresa foi contratada pela Hydro para realizar as contraprovas dos laudos de instituições públicas que identificaram transbordamento das bacias de rejeitos, uso de dutos clandestinos e contaminação de rios e igarapés com substâncias tóxicas.

A acareação foi remarcada porque a convocada no dia 8 de maio foi cancelada em função da empresa norueguesa não ter apresentado os técnicos da SGW. “Os diretores, na ocasião, interpretaram que eram eles, Alunorte, que deveriam participar da acareação”, recordou o deputado Coronel Neil, presidente da CPI.

INVESTIGAÇÃO

Na ocasião, o deputado determinou uma investigação para saber por que os técnicos da SGW, que se encontravam nas dependências da Alepa para a acareação “desapareceram”. A suspeita era de uma estratégia para obstruir os trabalhos da CPI. O deputado Carlos Bordalo foi quem pediu a providência. “Algo estranho ocorreu, os representantes da consultoria chegaram, sentaram, temos inclusive imagens do circuito interno de segurança registrando a presença deles e, portanto, houve alguma coisa que precisa ser averiguada depois que os diretores da Hydro chegaram”, informou na ocasião
o parlamentar.

A acareação será realizada no auditório João Batista, na Alepa. Os deputados Coronel Neil e Carlos Bordalo, que na oitiva assumiu o papel de relator substituto, ouviram, na última quarta-feira (13), dois depoimentos: o de Leonardo Furtado, representante da Comunidade do Furo do Arrozal; e de Benedito Cabral, secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento
Urbano de Barcarena.

O líder comunitário Leonardo confirmou aos deputados as consequências da contaminação em sua comunidade e pediu para que algo seja feito para recuperar os danos. “Não presenciei estes acidentes, mas nós sentimos os efeitos na qualidade do ar, pessoas constantemente com problemas respiratórios”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias