plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sem estrutura em hospital no interior, bebê é resgatado para Belém após cair de berço

Um bebê de apenas seis meses de vida foi internado estado grave no início da manhã deste sábado (16), no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, após cair do berço na tarde da última sexta-feir

Um bebê de apenas seis meses de vida foi internado estado grave no início da manhã deste sábado (16), no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, após cair do berço na tarde da última sexta-feira (15) e sofrer convulsões.

A criança, que mora no município de Tailândia, no nordeste paraense, precisou ser conduzida para a capital paraense em um helicóptero, devido o Hospital Geral do município não ter condições de dar assistência a vítima.

Segundo o médico ginecologista e obstetra Allan Rendeiro, que está acompanhando a situação, Tailândia não possui “um aparelho de tomógrafo, nem um neurologista para avaliar, muito menos uma unidade de suporte a vida compatível com as necessidades do município”.

Bebê precisou ser transferido para Belém, por não haver tomógrafo e nem neurologista em Tailândia. (Foto: Denilson D' Almeida/Diário do Pará)

Por isso, segundo o médico, em casos de alta complexidade, como o do bebê, que teve um traumatismo crânio encefálico, precisa ser removido para um local que ofereça esse suporte, que no caso seria Belém, Marabá, ou Tucuruí.

“Isso é em virtude da desassistência que o Governo proporciona, não tem assistência ao município. Se o deslocamento for terrestre, o paciente pode morrer no meio do caminho. Para tentar melhorar a vida da população, foi criado o serviço móvel aeromédico, que é o helicóptero UTI adulto e infantil, que em uma situação dessa traz o paciente grave para que seja atendido em Belém. E começa o rosário em busca de leito. A saúde do estado está falida, deficitária”, lamenta o médico.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que a criança foi admitida ontem (15) no Hospital Geral de Tailândia (HGT) apresentando traumatismo craniano. Seu atendimento foi imediato no setor de urgência e emergência do HGT, onde foi acompanhado por médico clínico, pediatra e cirurgião com atuação em terapia intensiva. Diante do quadro, houve a necessidade de transferência para hospital de referência em traumatismo, em Belém, que foi efetuada na manhã deste sábado.

Já o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), informou que o paciente deu entrada na unidade às 9h42 deste sábado (16). Seu estado de saúde é considerado estável.

(DOL com informações de Denilson D' Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias