plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hydro é notificada após novos vazamentos em Barcarena

A empresa Hydro Alunorte, em Barcarena, foi notificada mais uma vez pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) após voltar a degradar o meio ambiente e prejudicar as comunidades da cidade. Desde a última quarta-feira (13), moradores da região perceb

A empresa Hydro Alunorte, em Barcarena, foi notificada mais uma vez pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) após voltar a degradar o meio ambiente e prejudicar as comunidades da cidade. Desde a última quarta-feira (13), moradores da região perceberam a presença de lama vermelha no igarapé do Tauá, localizado na área rural da cidade.

A Hydro foi notificada para que preste esclarecimentos em até 48h.

O Ministério Publico requisitou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ao Centro de Perícias Renato Chaves, ao Instituto Evandro Chagas (IEC) e aos técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati), que fossem ao local constatar as denúncias de uma movimentação de maquinário no local e de novos vazamentos.

Ao chegarem à área, foi constatado que estava “realmente ocorrendo uma intervenção da empresa com maquinário na área de intervenção do DRS-2”, segundo o MP.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o Instituto Evandro Chagas coletou amostras de água para análise, “pois existia uma área bastante inundada”.

A situação será levada ao conhecimento do Poder Judiciário para verificação se ocorreu, de fato, um atentado à decisão judicial em vigor. A empresa deve prestar esclarecimentos em até 48h.

Contaminações, investigações e mortes no caminho da mineradora em 2018

Desde o vazamento ocorrido em fevereiro, a Hydro foi alvo de reclamações, avaliações e suspeitas, que tiveram inclusive repercussão nacional e multinacional, motivando um pedido de desculpas da empresa.

À época, a Alunorte descartou qualquer contaminação proveniente de sua planta industrial. Mas reviu seu posicionamento quando, no dia 18 de março, o próprio presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg, confessou que a mineradora poluia o Rio Pará.

No dia 12 de março, Paulo Sérgio Almeida Nascimento, 47 anos, foi morto com quatro tiros. Paulo era um dos representantes da Associação dos Caboclos, indígenas e Quilombolas da Amazônia (CAINQUIAMA), que desde de 2017 já havia cobrado da prefeitura de Barcarena se a empresa Hydro possuía autorização para construção das bacias de rejeito. Em documento protocolado pelo 2° promotor de Justiça Militar Armando Brasil Teixeira em 19 de janeiro, foram pedidas proteções aos membros da associação, mas ignoradas pelo Governo do Estado.

Armando Brasil agora investiga a omissão da Defesa Civil do Estado sobre o desastre ambiental da Hydro e o processo de concessão do Habite-se da empresa.

Posicionamento

Por meio de nota, a Alunorte esclarece que "não construiu nenhum novo canal em sua refinaria". Segundo a nota, "uma retroescavadeira da empresa estava trabalhando no local seguindo orientação da Semade - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena que solicitou ontem, durante uma inspeção, que fosse construída uma barreira para impedir o escoamento da água da chuva".

De acordo com a empresa, "na quinta-feira, 14 de junho, a Alunorte recebeu a inspeção de técnicos das instituições: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Ministério Público Estadual e Instituto Evandro Chagas. As inspeções ocorreram em resposta a uma denúncia feita pela comunidade de presença de água empoçada próxima ao Depósito de Resíduos 2".

"As visitas confirmaram que a água empoçada originou-se de um escoamento de água de chuva proveniente de uma área de solo orgânico, sem nenhum contato com resíduos do processo industrial. Esse solo foi extraído no momento da construção do depósito e é preservado para que possa ser utilizado futuramente na reabilitação dessa área. Não há evidências de que esse escoamento superficial possa ter atingido o Igarapé Água Verde situado nas proximidades", afirma o texto da empresa.

"Os taludes do depósito estão íntegros e as bordas livres das bacias são de aproximadamente 4 metros, o que atesta que não houve rompimento ou transbordo das bacias ou do depósito de resíduos. A Alunorte realizou a análise de amostras da água confirmando valores de pH normais, comprovando que não houve contato com resíduos de bauxita. Outras análises ainda serão conduzidas pela Alunorte e autoridades ambientais", diz a Alunorte.

"Já estão sendo desenvolvidas pela empresa iniciativas para melhoria de seu sistema de drenagem de águas pluviais e maior robustez da gestão hídrica da empresa. Frente ao seu compromisso com a transparência e o diálogo, a Alunorte explicou para as lideranças comunitárias, autoridades governamentais e outros stakeholders sobre a situação, disponibilizando-se para a recepção de visitas daqueles que quiserem, in loco, mais esclarecimentos. A empresa está cooperando com todas as autoridades e manterá os empregados informados sempre que tiver atualizações sobre o assunto", conclui o texto.

(Com informações do MPPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias