PERÍODO ELEITORAL

Após votação de deputados, sessões ordinárias na Alepa ocorrem apenas às terças

POSTADO EM: Terça-Feira, 12/06/2018, 17:37:48
ATUALIZADO EM: 13/06/2018, 08:18:36

zoom_out_map
Divulgação

Um acordo entre os deputados paraenses com total anuência do presidente da Casa, deputado Márcio Miranda (DEM), aprovou uma redução na agenda de plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que começou a valer desde o início do mês de junho: as sessões ordinárias – que antes eram realizadas às terças e quartas-feiras – só estão sendo celebradas às terças-feiras.

O acordo foi feito entre as lideranças dos partidos e, após votação em plenário, aprovado no último dia 23 de maio. A redução no número de sessões ordinárias valerá durante o período das eleições e é previsto na lei eleitoral. Nos outros dias da semana, a pauta do plenário fica livre para marcação de sessões especiais, solenes ou audiências públicas, por exemplo.

A mudança no calendário do trabalho legislativo ocorreu mediante uma solicitação dos deputados Sidney Rosa e Soldado Tércio. Para o líder do PSB, a maior vantagem dessa proposta é permitir que todos os parlamentares possam realizar seus trabalhos dentro e fora da Alepa: “Nós temos matéria que preenchem as duas sessões ordinárias. Nossa proposta é que na terça, nós façamos uma sessão pela manhã esgotando toda a pauta que seria de terça e que façamos outra sessão à tarde prolongando até à noite caso precise votando toda pauta que seria de quarta-feira’, esclareceu Sidney Rosa.

Por meio de nota, a assessoria da Alepa informou que "as lideranças de todos os partidos com representatividade na Casa acordaram e fizeram a votação" e que o "expediente na Casa segue normalmente, apenas as sessões ordinárias que acontecem, regimentalmente, às terças e quartas, que passam a ser às terças".

A Alepa garantiu ainda que a mudança não prejudicará o andamento dos trabalhos na Casa, uma vez que o expediente segue normalmente, inclusive durante os jogos da Copa do Mundo.

(DOL)



COMENTÁRIOS mode_comment