plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Você sabia que o Monteiro Lopes, doce tradicional de festas, surgiu em Belém

Em tempo de festa junina, ele sempre aparece em diversos locais desta época do ano e também surge em várias comemorações. O que pouca gente sabe é que o tradicional doce conhecido como Monteiro Lopes surgiu aqui em Belém, em uma história envolvendo famíli

Em tempo de festa junina, ele sempre aparece em diversos locais desta época do ano e também surge em várias comemorações. O que pouca gente sabe é que o tradicional doce conhecido como Monteiro Lopes surgiu aqui em Belém, em uma história envolvendo famílias rivais.

Tudo começou em meados do século XIX, onde duas famílias disputavam a preferência dos clientes que frequentavam o tradicional mercado do Ver-o-Peso. De um lado, o mulato Manuel Monteiro, que conquistava os consumidores do mercado, mas que não poderia ouvir falar em seu maior rival, o português Antônio Lopes, que também comercializava no local.

A disputa entre as famílias era tão grande, porém os filhos acabaram se unindo em matrimônio. Para isso, o casal teve que sair da capital paraense e se casar na cidade de Cametá.

O casamento veio à tona somente após a morte de seus pais e em homenagem a eles, o casal decidiu unir os doces e batizaram com os sobrenomes de suas famílias, o que a partir dali ficou conhecido como Monteiro-Lopes.

Quase dois séculos depois, o doce ainda faz muito sucesso e é facilmente procurado pelas ruas e padarias da capital paraense e no interior do estado, principalmente em épocas festivas, como o mês de junho.

(DOL, com informações de Belém Antiga)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias