plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Policia prende 32 por fraude e desvio de verba em pagamentos da Seduc

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (5), 32 pessoas acusadas de participar de um esquema que fraudava o pagamento de auxílio natalidade na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Segundo investigações, pelo menos 100 pessoas cheg

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (5), 32 pessoas acusadas de participar de um esquema que fraudava o pagamento de auxílio natalidade na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Segundo investigações, pelo menos 100 pessoas chegaram a receber o benefício de forma fraudulenta.

A ação foi batizada de "Operação Verônica", em alusão ao caso conhecido como "Grávida de Taubaté", em que uma mulher chamada Verônica fingiu estar grávida de quadrigêmeos para receber doações.

Segundo a Polícia Civil, em 2016, funcionários da Seduc passaram a receber indevidamente o benefício, após informações falsas sobre gravidez serem inseridas no sistema do recursos humanos da secretaria. A fraude era realizada pelos servidores responsáveis pelo lançamento das folhas de pagamento, fazendo com que funcinoários sem filhos recebecem o auxílio no valor de um salário mínimo por criança.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o esquema cresceu, passando a abranger funcionários de outros setores da secretaria, incluindo professores e diretores de escolas, somando uma centena de pessoas no esquema fraudulento. Em troca, os beneficiados transferiam até 50% do valor para os servidores responsáveis por fraudar a folha de pagamento.

Com provas dos crimes, a Justiça expediu 40 mandados judiciais, entre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Os envolvidos no esquema foram presos na Região Metropolitana de Belém e nos municípios de Mãe do Rio, no nordeste paraense, em Macapá, no Amapá, e em Gaspar, em Santa Catarina.

Os presos no Pará foram encaminhados para a Delegacia-Geral, em Belém, onde irão prestar depoimento.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias