plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém é engolida pela chuva de novo e Zenaldo vai passear na Europa

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), fará durante o mês de junho o que muito paraense queria fazer em pleno período de Copa do Mundo da Rússia: se mandar para a Europa. De acordo com o Diário Oficial do Município, o motivo da ausência, com direit

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), fará durante o mês de junho o que muito paraense queria fazer em pleno período de Copa do Mundo da Rússia: se mandar para a Europa. De acordo com o Diário Oficial do Município, o motivo da ausência, com direito à concessão de oito diárias (de 9 a 17) pagas com recursos públicos, é o XII Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que ocorrerá nas cidades de Cracóvia e Katowice, na Polônia. O DIÁRIO questionou a Prefeitura sobre os valores das diárias, mas teve como resposta que “despesas referentes às diárias estarão disponíveis no Portal da Transparência assim que finalizadas”.

“É mais um passeio com o dinheiro público, enquanto a cidade padece no abandono”, lamenta a vereadora de Belém pelo PSOL, Marinor Brito. Ela passou as últimas semanas visitando escolas e creches fechadas, abandonadas, com problemas graves, constatando que a cidade segue inteiramente esburacada, com coleta de lixo irregular. “Não há investimento do dinheiro público no município. O pouco que vem é via convênio, via Governo Federal”, disparou.

Essa é a terceira viagem internacional do prefeito em um período de um ano. “Nenhuma das viagens que ele fez até agora teve apresentado um resultado, um convênio, qual o pacto feito entre as cidades, não existe nada disso. Nunca vi na minha vida, ninguém em Belém imaginaria um governo tão desastroso, sem prestação de contas, sem transparência”, contestou Marinor.

VISTA GROSSA

Em fevereiro, o Tribunal de Contas dos Municípios do Rio de Janeiro anunciou que investigaria as expedições europeias do prefeito Marcelo Crivella, do PRB, durante o carnaval. Aqui, segundo a vereadora do PSOL, se o Ministério Público do Estado engaveta as denúncias, não deve ser diferente se houver um pedido semelhante com relação às viagens. “Você tem de ver a quantidade de denúncias que temos pedido que sejam feitas e que eles engavetam, imagina de viagem. Vamos tentar procurar saber algo”, avisa.

TRÊS VIAGENS

Antes de ter licença do cargo por mais de dez dias aprovada pela Câmara Municipal de Belém (CMB) para passar o fim do ano em um roteiro pessoal de viagem que incluiu Portugal e França, Zenaldo esteve, entre o fim de junho e julho de 2017 em Enghien-les-Bains, também na França. O motivo, segundo portaria do Diário Oficial do Município, era mais uma vez o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

PERTO DA COPA - MAPA DA EUROPA

4.739 km - É a distância aproximada entre Polônia e Rússia, que vai sediar a Copa do Mundo a partir do próximo dia 14 deste mês de junho.
6 horas - É o tempo médio de uma viagem de avião da Polônia, onde Zenaldo Coutinho estará a partir do próximo dia 9, para a Rússia.
2 horas - É a diferença de fuso horário entre a Polônia e a Rússia.

Explicações - nota da prefeitura

- A Prefeitura de Belém informa que Belém foi pré-selecionada para sediar a reunião anual da Rede de Cidades Criativas em 2020.
- No encontro, Zenaldo Coutinho participará da agenda que inclui o intercâmbio das redes membros de 54 países, bem como do Fórum dos Prefeitos

Bastou meia hora de chuva para a população enfrentar um caos em vários pontos da cidade (Foto: Celso Rodrigues)

A população teve de enfiar o pé na água para se locomover (Foto: Celso Rodrigues)

Canais transbordaram em várias áreas periféricas de Belém (Foto: Celso Rodrigues)

A vereadora Marinor Brito ficou indignada com a postura do prefeito Zenaldo Coutinho (Foto: Ricardo Amanajás)

Os moradores tiveram um início de noite complicado em grande parte da capital, que está abandonada (Foto: Celso Rodrigues)

Temporal parou tudo na capital paraense

Bastou pouco mais de meia hora de chuva para Belém voltar a ficar no fundo. O temporal que caiu no fim da tarde de ontem causou alagamento em vários pontos da cidade. Mais uma vez, o cenário foi de caos para quem tentava voltar para casa.

As áreas periféricas são as que mais sofrem com as fortes chuvas. Na Terra Firme, a população da rua Celso Malcher, uma das principais do bairro, torcem para não chover. A via fica totalmente alagada, problema que só piorou depois das obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. Segundo os moradores, o tubo por onde deveria escoar a água para dentro do canal está fechado, o que ocasiona o retorno da água para a rua.

A área não tem saneamento básico e, com o alagamento, o lixo que entope os bueiros transborda, causando mau cheiro. “Já vieram (Prefeitura) aqui, aumentaram o nível do asfalto, mas de nada adiantou”, contou o morador Daniel Oliveira.

As áreas localizadas no entorno dos canais estão entre as mais atingidas pela chuva, realidade que atinge praticamente todo o bairro do Marco. Para entrar ou sair das residências, só mesmo colocando o pé na lama. O problema também afeta os moradores da travessa Barão do Triunfo. Em dias de chuva intensa, o canal transborda e alaga quase toda a via. A situação é antiga e revolta os moradores, que afirmam ter medo de contrair doenças. “São mais de 30 anos convivendo com esse caos. Aqui já teve caso de leptospirose e de chikungunya”, reclamou a moradora Vera Lívia.

TRÂNSITO

Na avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, onde o alagamento é um velho inimigo dos motoristas, vários veículos enguiçaram ao tentar encarar a água. Outros preferiram retornar na contramão e até um caminhão perdeu o tanque devido à força da água.

O caos refletiu no trânsito, que ficou congestionado em quase toda a cidade. Motoristas e passageiros precisaram ter paciência para encarar o engarrafamento. Nas vias de maior tráfego, como as avenidas Almirante Barroso, Duque de Caxias, José Malcher e Nazaré, o trânsito ficou lento por mais de duas horas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias