plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governo do Estado falta em audiência que debate a segurança pública no Pará

A Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) tenta mais uma vez encontrar uma resposta para o tamanho da violência que assola o Pará. Uma audiência pública foi realizada na tarde desta segunda-feira (4) para debater sobre a segurança. O governo do Estado nã

A Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) tenta mais uma vez encontrar uma resposta para o tamanho da violência que assola o Pará. Uma audiência pública foi realizada na tarde desta segunda-feira (4) para debater sobre a segurança. O governo do Estado não compareceu.

Participaram lideranças e representantes da sociedade civil como Pâmela Rodrigues, vice-presidente da Associação de Esposas e Praças do Pará; Pablo Farah, presidente do Sindicato da Polícia Civil e Cristian Cruz Vilhena, do Sindicato dos Rodoviários.

Ainda o deputado estadual José Scaff (MDB), que solicitou a Audiência, e Éder Mauro, delegado da Polícia Civil e deputado federal.

Na audiência foram tratados dados da insegurança como as 1627 mortes registradas no Pará até o último dia 31. Em termos gerais, isso significa que a cada dia, 11 pessoas são assassinadas. Média de uma pessoa morta a cada duas horas. A maioria nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do governo do Estado (via SISP2), no mês passado 335 pessoas perderam a vida.

MORTES AGENTES DA SEGURANÇA

De janeiro a maio, 27 agentes de segurança pública foram mortos, a grande maioria policiais militares, inclusive durante o período de folga.

AUSÊNCIAS

Convidado para participar da Audiência Pública, o governo do Estado não compareceu. O único representante da área da segurança presente foi Carlos Eduardo Silva, diretor da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).

OAB, Comandante da PM e secretário de Segurança Pública também foram convidados, mas não compareceram.

Nem mesmo o presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato ao governo do Estado, deputado Márcio Miranda (DEM), esteve na sessão e também não mandou representante.

O deputado Coronel Neil, presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepa, também não compareceu e nem mandou representante.

Todas as autoridades presentes e que revezaram no microfone lamentaram o descaso do governo do Estado, que sequer mandou representante para a reunião.

"É de se lamentar que o governo do Estado, que é responsável direto pela condução da segurança pública no Pará, tenha se recusado a participar da audiência e debater esse caos que se instalou na área no estado e que vitima centenas de pessoas todos os meses. Talvez não tenha participado porque não tem o que falar para a sociedade, pois o que apresentou até agora é apenas propaganda", criticou o deputado autor do pedido de audiência.

(DOL com informações de Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias