plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Evento realizado em Belém debate tratamento da doença de Parkison

Um evento comunitário-estudantil aberto ao público sobre educação em saúde com foco na doença de Parkinson será realizado no auditório do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), hoje e amanhã. Localizado na avenida Nazaré, entre as travessas Quin

Um evento comunitário-estudantil aberto ao público sobre educação em saúde com foco na doença de Parkinson será realizado no auditório do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), hoje e amanhã. Localizado na avenida Nazaré, entre as travessas Quintino Bocaiuva e Rui Barbosa, durante os dois dias de evento, o centro será palco de palestras sobre a doença ministradas por diversos profissionais da área, assim como de sessões de exercícios para melhorar o equilíbrio de quem vive com a doença.

“Inicialmente, era para ser voltado apenas para estudantes de saúde”, explica a discente de Enfermagem, Joyce Rocha, idealizadora do evento. “Mas quando começamos a divulgar, recebemos muitos contatos de parkinsonianos interessados em participar e percebemos que precisávamos mudar o nosso público”, esclarece a universitária sobre a decisão de abrir o público da programação com foco nas pessoas doentes.

Rocha garante que eventos do tipo são algo raro em Belém. “Nunca houve tantos profissionais reunidos em um evento comunitário na cidade”, comenta a estudante, citando que as palestras contarão com uma grande diversidade de profissionais da saúde, entre eles fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos e enfermeiros. “Existem dois tipos de parkinsonianos, os que não sabem que têm a doença ou sequer o que é o Parkinson, e os que têm acesso a essa informação”. A intenção do evento, segundo ela, é fazer pacientes do primeiro grupo passarem para o segundo.

A programação conta com palestras sobre os cuidados que familiares devem ter, a importância do exercício físico para a vida do paciente, as alterações no comportamento dos parkinsonianos, entre outros temas. A inspiração para o evento surgiu a partir de um vizinho de Rocha que vive com a doença e com quem ela tem uma ótima relação. “Percebi que a rotina de quem tem Parkinson é bem diferente. Eles ficam esquecidos em casa, sentem vergonha e a informação não chega até eles”, compartilha a estudante, ressaltando que o apoio que recebeu dos coordenadores do curso de Enfermagem do Cesupa foi essencial para que o evento se concretizasse.

A programação é aberta ao público, com inscrições a R$ 30 feitas na hora do credenciamento. Parkinsonianos participam de graça.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA (24/05)

14h – Credenciamento; 14h30 – Introdução à doença de Parkinson e fisiopatologia, com o médico Diego Rodrigues; 16h – Alterações no comportamento do parkinsoniano, com a professora e enfermeira Mariana Souza; 18h – Treino de equilíbrio do Parkinson: fisioterapia vestibular, com a fisioterapeuta neurofuncional Maryana Kabuki.

SEXTA-FEIRA (25/05)

14h – Por que o paciente com doença de Parkinson deve fazer exercício físico? Com o professor e doutor Erik Alves, Licenciatura em Biologia; 15h15 – Orientação para familiares e cuidados sobre a doença, com a terapeuta ocupacional Kátia Maki Omura.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias