plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Representantes da Hydro serão ouvidos hoje na CPI

Está marcada para as 13h30 de hoje (15) a oitiva com representantes da mineradora Hydro junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, que investiga, entre outros, a atuação da multinacional norueguesa. A empresa vem sendo acus

Está marcada para as 13h30 de hoje (15) a oitiva com representantes da mineradora Hydro junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, que investiga, entre outros, a atuação da multinacional norueguesa. A empresa vem sendo acusada de causar danos ambientais irreversíveis aos rios que banham o município de Barcarena, assim como vazamentos de rejeitos que prejudicam as comunidades. A assessoria de imprensa da Alepa não informou ainda os nomes dos entrevistados que serão recebidos pelos deputados que compõem a Comissão no Auditório João Batista, na sede do parlamento.

A CPI foi instalada em 20 de março deste ano e é presidida pelo deputado Coronel Neil (PSD), tendo como relator o deputado Celso Sabino (PSDB). Criada a partir de uma proposição dupla feita pelo líder do Governo, Eliel Faustino (DEM), após a apresentação da mesma proposta feita pelo deputado Tércio Nogueira (PROS), já motivou, até o último dia 8 de maio, a realização de oito rodadas de oitivas, colhendo informações de 20 depoentes, além de uma visita técnica nas dependências da empresa Hydro Alunorte.

Integram ainda a comissão os deputados Carlos Bordalo (PT), José Scaff (MDB) e Tércio, que acabou considerado membro nato, assim como Eliel. Além de depoimentos, a CPI já obteve laudos técnicos diversos de instituições públicas e de pesquisas; imagens de vídeos, fotografias e áudios, que corroboram para o trabalho de investigação. Representantes das comunidades afetadas, do Corpo de Bombeiros, da Companhia Docas do Pará, do Instituto Evandro Chagas (IEC) e outras frentes já foram ouvidos pelos parlamentares. O relatório conclusivo dos trabalhos deve ser entregue já no mês de junho.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias