DE BIKE AO TRABALHO

Ação oferece café da manhã e reparos para ciclistas de Belém

POSTADO EM: Sexta-Feira, 11/05/2018, 07:26:00
ATUALIZADO EM: 11/05/2018, 11:23:57

zoom_out_map
Divulgação

Um café da manhã, cuidados na magrela e muito alto astral. Essa é a forma como diversos ciclistas estão sendo recebidos na manhã desta sexta-feira (11), na ciclovia da avenida Almirante Barroso, em Belém, durante uma ação do "Dia Nacional de Bike ao Trabalho", iniciativa nacional do grupo Bike Anjo, e realizada na capital paraense pelo  Bike Anjo Belém, para incentivar o uso da bicicleta no cotidiano.

Os participantes se concentram desde o começo da manhã no cruzamento da via com a travessa Mauriti, no Bairro do Marco."Esta é uma ação voluntária realizada por todo o país, sem apoio de governo algum, e paramos quem passa de bicicleta pela ciclovia, oferecemos uma fruta, café, pequenos reparos nas bicicletas e um calendário de nossas ações", afirma David Junior, um dos realizadores da ação. "Uma forma de ajudar quem usa a bike para trabalhar, levar o filho na escola, para seu lazer".

Ação foi realizada pelo Bike Anjo Belém, em parceria com o grupo nacional. (Foto: divulgação)

Segundo o grupo, o envento incentiva o uso da bicicleta no dia-a-dia não apenas para ajduar na saúde dos ciclistas, mas para melhorar toda a lógica de transporte da cidade. "A bicicleta é uma alternativa de mobilidade urbana sadia, pois tira um carro da rua, um passageiro de um ônibus lotado. Mesmo em uma cidade como Belém, sem estrutura, com péssimas ciclovias e trânsito caótico, incentivamos a prática, com os cuidados adequados", continuou David. "Essa ação é para confraternizarmos com quem todo dia enfrenta isso por uma mobilidade mais saudável".

Para as mulheres que passaram de bicicleta foram entregues adesivos do Projeto "Pedala, Mana!", que incentiva e empoderamento mulheres a usarem a bike no cotidiano. "As mulheres precisam descobri o quanto é bom e possível fazer seus trajetos e ir de bicicleta para o trabalho. Eu troquei o ônibus pela Bicicleta há mais de 1 ano e mesmo em dias de chuva eu vou de bike, porque descobri a praticidade do deslocamento e a economia de tempo", relata Ruth Costa, do grupo Bike Anjo.

Trabalhadores da construção civil também receberam uma abordagem especial, através do Projeto "Bike Na obra". Na oportunidade foram entregues placas refletivas aos trabalhadores para que estejam sempre visíveis nas ruas.

(DOL)



COMENTÁRIOS mode_comment