plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba a importância do pré-natal para animais domésticos

Maio chegou e trouxe todo o amor e carinho de uma mãe. Para celebrar essa data especial, o DOL conversou com a médica veterinária Michelly Vasconcelos sobre a importância do pré-natal para cadelas e gatas. Diferente do que se pensa, animais de estimação

Maio chegou e trouxe todo o amor e carinho de uma mãe. Para celebrar essa data especial, o DOL conversou com a médica veterinária Michelly Vasconcelos sobre a importância do pré-natal para cadelas e gatas.

Diferente do que se pensa, animais de estimação devem fazer acompanhamento com um médico veterinário durante a gestação. O que parece ser luxo, na verdade é uma necessidade para garantir a saúde da mãe e dos filhotes e, principalmente para garantir que tudo corra bem durante e após o parto, período que dura, em cadelas e gatas, em torno de 58 a 63 dias.

Se você tem intenção que a sua cadela ou gata fique prenha são necessários alguns manejos como: alimentação balanceada, estado fisiológico, estilo de vida e acompanhamento veterinário.

O primeiro passo para que ocorra tudo dentro do esperado é levar o animal para uma consulta veterinária e relatar que se deseja cruzar o animal para a gravidez. A partir desse momento o médico veterinário irá solicitar um check-up para verificar se o animal como está a saúde do seu bichinho.

“No check-up o veterinário irá solicitar exames básicos como: hemograma, bioquímicos, fezes e urina. Vale ressaltar que se o seu animal teve pulgas ou carrapatos você deve informar o veterinário, pois nesse caso é necessário fazer um exame chamado PCR para constatar que o animal está realmente saudável”, explica Michelly.

Após esse primeiro momento, as fêmeas e machos devem ser vermifugados, lembramos que a vermifugação deve ser feita e repetida após 15 dias, antes do acasalamento. Posteriormente o cruzamento dos animais deve-se apenas esperar.

O exame mais precoce para detecção de prenhes é a ultrassonografia abdominal, que pode ser realizada a partir do 21º dia de gestação. Posteriormente, após a constatação que a fêmea está prenha, é necessário começar o pré-natal.

“Para avaliação da viabilidade fetal, recomenda-se repetição da ultrassonografia a cada 15 dias. O exame, em qualquer fase gestacional, é útil para determinação da idade gestacional aproximada e, portanto, estimativa da data provável do parto. Essa determinação é feita por meio de medidas fetais e aparecimento de alguns órgãos, como os rins e alças intestinais”, explica a médica veterinária.

A veterinária ressalta que durante a gestação a alimentação das fêmeas deve ser trocada de ração adulta para ração para filhotes, pois tem uma maior quantidade de proteínas e vitaminas que ajudarão no desenvolvimento dos fetos. “Também serão necessários alguns suplementos vitamínicos para ajudar no desenvolvimento dos bebês e preparar a mãezinha para a amamentação. Por estes motivos o acompanhamento com o médico veterinário é de suma importância, para se evita algumas doenças como eclampsia ou hipocalcemia (falta de cálcio para produção de leite)”, finaliza a médica.

As fêmeas gestantes reduzem cerca de 15 a 25 por cento das suas atividades por estarem pesadas. Também vale ressaltar que os banhos podem ser dados até uma semana antes do parto, mas se o animal se agitar muito durante a ducha é aconselhado diminuir a frequência ou até mesmo evitá-los.

Quando data do parto for se aproximando é importante prepara um ambiente adequado para que a futura mãezinha possa dá à luz. “Normalmente cadelas de grande porte conseguem fazer a expulsão dos filhotes com facilidade, diferentemente das de pequeno porte que normalmente necessitam da ajuda de um médico veterinário ou até mesmo de cesariana”, reforça Michelly.

Após o parto a nova mamãe lambe os filhotes para romper a bolsa em que estão envolvidos e corta o cordão umbilical. A veterinária explica que a cadela ou gata lambe muito seus filhotes fazendo uma espécie de massagem que ativa a circulação, respiração e o filhote começa a chorar.

“Alguns animeis não fazem o processo natural, neste caso o tutor deve romper a bolça e cortar o cordão umbilical. Posteriormente esse processo, seque os filhotes com uma toalha e faça massagens com a toalha simulando a lambida da mãe”, explica a médica veterinária.Lembre-se que o local onde os animais vão ficar deve estar sempre limpo e que as fêmeas paridas deveram ser separadas de outros animais adultos que possam transmitir doenças, parasitas ou brigarem.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias