plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais de 1280 pessoas morreram em acidente de trânsito nos últimos cinco anos

Nos últimos cinco anos foram registrados 1282 óbitos no trânsito de Belém. Só no primeiro trimestre de 2017 foram registradas 2.204 vítimas de acidentes no trânsito, sendo a maioria do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 49 anos. Os acidentes são ma

Nos últimos cinco anos foram registrados 1282 óbitos no trânsito de Belém. Só no primeiro trimestre de 2017 foram registradas 2.204 vítimas de acidentes no trânsito, sendo a maioria do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 49 anos.

Os acidentes são mais comuns aos finais de semana e no período da tarde. Entretanto, os casos de maior gravidade acontecem, em geral, no período noturno.

Já as maiores vítimas do trânsito são motociclistas e pedestres. Os idosos são as principais vítimas de atropelamento.

Os dados são preocupantes, têm impactos econômicos e sociais e são sentidos diretamente nos serviços de saúde, com o aumento do número de leitos ocupados por vítimas oriundas de acidente, segundo Maísa Gomes, coordenadora do Programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e da Referência Técnica de Morbimortalidade por Acidentes e Violências.

"Em 2017 foram gastos mais de R$ 1,5 milhão com internação de pessoas que sofreram acidente. O custo maior é com os motociclistas. É uma realidade que precisa ser mudada com atitudes individuais em prol de um trânsito mais seguro", explica Maísa.

A coordenadora ressalta que o principal fator de risco para os acidentes na capital paraense ainda é o excesso de velocidade, "algo em torno de 89%".

Os pontos críticos da capital paraense, levando em consideração a taxa de acidentes, são as avenidas Augusto Montenegro, Almirante Barroso, Júlio César, Senador Lemos e Duque de Caxias. Essas vias juntas somam quase dois mil acidentes, segundo o Programa Vida no Trânsito.

Os dados atualizados da Lista única de Vítimas (LUV), com base nos bandos de dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, que registra as vítimas de acidente na capital, foram apresentados durante o Encontro Interinstitucional de Gestores, realizado na última segunda-feira (7).

MAIO AMARELO

Maio é o mês para alertar a sociedade sobre o aumento da violência no trânsito. A cor amarela foi escolhida para a causa por ser representativa de atenção nos semáforos, levando ao objetivo do evento, que é chamar a atenção de toda a sociedade para o trânsito seguro.

Já a escolha do mês de maio deu-se em referência ao fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter decretado, em maio de 2011, a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, além de ser o mês em que acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias