plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

12 mortes no fim de semana: crimes sem solução e facções mandam na Grande Belém

Os números da violência no Pará continuam crescendo de forma assustadora, com a taxa de homicídios crescendo diariamente. No mês de maio, o cenário não tem sido diferente. Só nos cinco primeiros dias do mês, 38 homicídios foram registrados na Região Metro

Os números da violência no Pará continuam crescendo de forma assustadora, com a taxa de homicídios crescendo diariamente. No mês de maio, o cenário não tem sido diferente. Só nos cinco primeiros dias do mês, 38 homicídios foram registrados na Região Metropolitana de Belém.

Os crimes ocorreram em diversos bairros da cidade, além dos municípios de Ananindeua e Marituba, sendo quase a totalidade por armas de fogo. Só no dia 2, foram 11 crimes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Segup), a Divisão de Homicídios chegou a receber reforços para ajudar na investigação dos crimes.

Os casos mostram um reflexo do aumento da criminalidade no Estado, que cada vez mais se torna um jogo de grandes nomes. Diversas facções criminosas ampliaram a força de atuação no Estado, incluindo as famosas Família do Norte e o Comando Vermelho. Pela cidade, inclusive, diversos "recados" espalhados pela Região Metropolitana, supostamente feitos por membros da facção, mostram os criminosos cada vez mais como um "poder paralelo", ditanto as regras nos bairros periféricos.

No interior do Estado, a situação não foi muito diferente. Só no sábado (5), cinco pessas foram assassinadas nos municípios do interior. Em um dos casos, no município de Anapu, na região sudeste, duas pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, foram mortos em um mesmo crime.

A alta taxa de homicídios leva medo e riscos não apenas à população, mas também aos próprios agentes de segurança. Só neste ano, 23 policiais militares formam assassinados no Estado. Desse total, cinco casos ainda são um mistério para as autoridades.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que apenas 10 pessoas relacionadas aos homicídios de policiais foram presas neste ano, enquanto outras estão sendo investigadas. Também estão sendo apuradas as sequências de mortes ocorridas após os assassinatos de policiais. Só na última semana, três massacres ocorreram na Grande Belém após a execução do PMs.

As sequências de crimes elevaram as taxas de homicídios. Na última semana de abril, foram registrados 57 homicídios na Região Metropolitana de Belém. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, só nos cinco primeiros dias de maio, a Grande Belém registrou 30 assassinatos.

Os números são uma amostra da situação de calamidade vivida no Pará. Só nos três primeiros meses do ano, o Pará registrou mais de 1 mil homicídios. Para fazer a comparação, em todo o ano de 2017, o Estado teve 3.742 assassinatos.

O número de crimes assusta também pela questão da impunidade. Segundo um estudo do Instituto Eu Sou a Paz, apenas 4,3% dos homicídios ocorridos no Pará entre 2015 e 2017 foram solucionados.

O DOL tenta contato com a Polícia Civil e com a Segup para ouvir posicionamento sobre o caso e aguarda retorno.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias