plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Análises confirmam água imprópria para consumo em poços de Barcarena

Análises preliminares realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e divulgadas ontem confirmaram que a água, em poços monitorados de Barcarena, está imprópria para consumo humano. Os resultados parciais, obtidos a partir de amostras que vem send

Análises preliminares realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e divulgadas ontem confirmaram que a água, em poços monitorados de Barcarena, está imprópria para consumo humano. Os resultados parciais, obtidos a partir de amostras que vem sendo coletadas em Barcarena, ratificam os laudos apresentados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC).

A Sespa informou ainda que apresentará, em alguns dias, um relatório às instituições que acompanham o caso, além de determinar a realização de novos estudos, mais aprofundados e conclusivos, para diagnosticar com precisão todas as causas e a extensão da contaminação.

A Sespa recomendou, ainda, que a Hydro, responsável pela distribuição de água para o consumo nas áreas afetadas, intensifique a ação junto às comunidades de Barcarena e notifica a empresa esta semana. O órgão afirma que estão sendo realizados estudos para ampliar e melhorar definitivamente a oferta de água para essa população.

Desde fevereiro, foram realizadas ações de coletas de amostras de água para consumo humano em 10 comunidades: Burajuba, Murucupi, Itupanema, Bom Futuro, Vila Nova, Jardim Paraiso, Caripi, Renascer com Cristo, Praia do Conde e Vila dos Cabanos. De acordo com as análises, foram encontradas contaminações microbiológicas (Escherichia coli e Enterococcus), normalmente associadas à contaminação de esgoto; e toxicológicas, que com estudos mais aprofundados podem ser apontadas informações mais conclusivas sobre as possíveis causas.

Foram identificados alguns padrões anormais de alumínio nas comunidades de Itupanema, Vila Nova e Jardim Cabano – os valores encontrados, contudo, não sofreram variações na sequência de amostras coletadas. “As análises para as possíveis contaminações físico-químicas e toxicológicas serão realizadas de forma mais aprofundada, através de estudos complementares, somando-se aos já realizados, sem descartar nenhuma avaliação feita até aqui”, destaca Vitor Mateus, titular da Sespa. A Sespa informou ainda que está monitorando, por meio de exames, a presença de metais pesados em cabelo e sangue de mulheres, realização de hemograma para identificação de casos de anemia e manutenção do atendimento e orientação clínica.

CONTESTAÇÃO

Em coletiva no dia 9 de abril, a Hydro Alunorte voltou a afirmar que não houve vazamento de efluentes e contaminação nos rios Pará e Murucupi após os flagrantes da lama vermelha que chegou às margens em 17 de fevereiro. Em coletiva de imprensa realizada ontem, representantes estrangeiros da refinaria e ainda a representante de uma empresa de consultoria ambiental contratada pela Hydro para “revisão independente” afirmaram que não foram detectados níveis de metais tóxicos que comprovem a poluição.

CONTAMINAÇÃO

No dia 28 de março, o Instituto Evandro Chagas (IEC) mostrou que metais tóxicos como o chumbo, urânio, cobalto e manganês foram identificados em quantidades bem acima do permitido nas águas. Análise da UFPA indica ainda, em 90 amostras de cabelo coletadas por moradores de 14 comunidades de Barcarena no ano de 2015. Chumbo, níquel e cromo são metais tóxicos que estão presentes nas amostras com níveis altos de contaminação nos organismos dos moradores.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias