plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Escabiose Canina pode afetar humanos. Você Sabia?

A sarna sarcóptica, conhecida também como sarna comum, é causada pelo ácaro Sarcoptes scabei e é também o tipo de sarna mais comum em cães. Mas você sabia que essa enfermidade pode atingir outros animais domésticos? A doença causa coceira intensa e afeta

A sarna sarcóptica, conhecida também como sarna comum, é causada pelo ácaro Sarcoptes scabei e é também o tipo de sarna mais comum em cães. Mas você sabia que essa enfermidade pode atingir outros animais domésticos?

A doença causa coceira intensa e afeta dramaticamente a qualidade de vida do animal, podendo conduzir às infecções bacterianas e a sérios problemas de saúde se não for tratada. Mas vale ressaltar que a sarna sarcóptica é curável, mas também é muito contagiosa e inclusivamente pode transmitir-se aos humanos.

Para falar sobre o assunto, o DOL conversou com a Médica Veterinária Brenda Silveira. Ela explicou que a transmissão da escabiose canina é dada através do contato direto com animais infectados ou fômites (como a cama do animal e tapetes).

A veterinária reforça que a doença trata-se de uma zoonose e pode infectar humanos que tenham contato direto com animais infectados.

“Os sinais clínicos são prurido intenso (coceira), eritema (pele avermelhada), formação de pápulas, perda de pêlos e pequenas crostas hemorrágicas. O prurido intenso leva à escoriações o que pode predispor à infecção bacteriana secundária, agravando ainda mais o quadro do animal”, explica Brenda.

A médica veterinária ressalta que o diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento, pois o mesmo é longo e requer dedicação do tutor até a recuperação do paciente. Para prevenir o seu Pet da enfermidade, Brenda Silveira orienta que evite deixá-lo molhado após o banho e leve-o ao veterinário com frequência.

Percebeu algum dos sintomas no seu Pet? Leve-o imediatamente ao médico veterinário, pois ele fará exames para diagnosticar se está infectado ou não.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias