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Área do viaduto da Augusto Montenegro sofre alterações no trânsito hoje; fique atento

A partir desta segunda-feira (2) a circulação na área do viaduto Engenheiro José Affonso, localizado na avenida Augusto Montenegro, nos cruzamentos das avenidas Centenário e Laércio Barbalho, sofrerá alterações. O problema foi percebido em janeiro, na et

A partir desta segunda-feira (2) a circulação na área do viaduto Engenheiro José Affonso, localizado na avenida Augusto Montenegro, nos cruzamentos das avenidas Centenário e Laércio Barbalho, sofrerá alterações.

O problema foi percebido em janeiro, na etapa final da construção, quando um caminhão furou o bloqueio e teve dificuldade em passar pelo elevado.

Toda pista que passa embaixo do elevado, no sentido Belém-Ananindeua, será fechado à circulação de veículos, assim como as duas pistas da Augusto Montenegro paralelas ao viaduto, do cruzamento que será fechado até a rampa que dá acesso ao elevado próximo ao Mangueirão.

Serão colocados blocos de concreto para delimitar os desvios de veículos e pedestres que circulam pela área. A interdição completa só deve ser efetivada quando toda a área estiver delimitada, o que pode levar até três dias.

Leia também: Travessa Vileta concluirá mudança de sentido a partir da terça-feira

Mudanças no trânsito: fique atento!

A orientação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) é que quem esteja em Belém e precise se deslocar ao município de Ananindeua vá, preferencialmente, pela BR-316, para evitar a área do fechamento. Isso vale em especial para veículos pesados, como caminhões, que serão proibidos de trafegar pelo entorno da interdição.

Já quem precisar trafegar pela área interditada deverá, segundo a Semob, ficar atento aos desvios, em especial ao fato de que a pista sentido Laércio Barbalho – Centenário se tornará de mão dupla, da Rua Major Miguel, que cruza com a Centenário, até a Delegacia da Cabanagem, já na Laércio Barbalho.

Quem trafegar na av. Centenário, sentido Ananindeua,obrigatoriamente acessará a Rua Major Miguel. Lá será possível retornar na avenida Centenário sentido Júlio César, acessar a mão dupla para seguir até Ananindeua ou se manter na própria Major Miguel para acessar a Augusto Montenegro em um ponto mais adiante, no sentido Icoaraci. Se a intenção for se deslocar ao trecho da Augusto Montenegro já concluído, sentido Entroncamento, o desvio será pela Transmangueirão. Na Augusto Montenegro o trânsito estará liberado por cima do elevado, para veículos com até 5,5m de altura.

Ônibus – Todas as linhas de ônibus que trafegam pela avenida Augusto Montenegro, seja sentido Icoaraci ou Entroncamento, passarão por cima do viaduto. Isso vale inclusive para as linhas que trafegam pela avenida Centenário para acessar a Augusto Montenegro e seguir rumo a Icoaraci, e que passarão a fazer o trajeto Centenário, desvio na Transmangueirão, Augusto Montenegro, desvio em frente ao Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), sobe o viaduto e segue a destino.

A linha com maior desvio será a Guajará – Ver o Peso que vem pela av. Centenário sentido Conjunto Catalina/Cabanagem, e fará o trajeto av. Centenário, av. Transmangueirão, av. Augusto Montenegro, retorno em frente ao Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), av. Augusto Montenegro, rua principal do Conj. Panorama XXI, rua Val-de-Cães, rua Benjamin, av. Independência, a destino. No sentido contrário, de entrada em Belém, fará av. Independência, av. Laércio Barbalho, av. Augusto Montenegro, retorno em frente ao Colégio Paulista, av. Augusto Montenegro, av. Centenário, a destino.

Obra – A interdição é necessária para o início das obras de rebaixamento das vias que passam sob o elevado, para permitir a trafegabilidade de veículos com até 5,5 metros de altura.

De acordo com o diretor de obras civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, os serviços a serem executados são: escavação, drenagem, terraplenagem e pavimentação das vias.

“Abaixo do viaduto será feita escavação para o rebaixamento das vias transversais a fim de atingir a altura máxima de 5,5 metros, exigida pelo DNIT. Além disso, será construído todo o sistema viário, como novas pistas, retornos, área de estacionamento e urbanização do entorno do viaduto, com construção de ciclovia e calçadas”, explica o engenheiro.

(Com informações da Agência Belém)

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