plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba como incluir seus filhos na declaração do Imposto de Renda

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 termina no dia 30 de abril. Mas, para aqueles que ainda não prestaram conta com a Receita Federal, é possível declarar seus bens e ao mesmo tempo reduzir o imposto a pagar sem c

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 termina no dia 30 de abril. Mas, para aqueles que ainda não prestaram conta com a Receita Federal, é possível declarar seus bens e ao mesmo tempo reduzir o imposto a pagar sem cair na malha fina.

Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo, conforme destaca o mestre e contador Cley Reis, que atua como professor de faculdade em Belém, é incluir os filhos como dependentes. Porém, para avaliar o que pode ser vantajoso para o contribuinte, o ideal é contratar um contador habilitado.

DESPESAS

Os gastos com educação e saúde dos filhos podem ser declarados à Receita. Mas não é aconselhável que seja incluído, por exemplo, como dependente o filho que recebe pensão. “Nesse caso, o filho precisará declarar que recebe pensão e pode ser tributado. Se a mãe dele for declarar esse filho como dependente, deve declarar o rendimento dele como pensão”, orienta.

Os filhos podem ser inclusos como dependentes até 21 anos. Se fizerem faculdade, a idade se estende até os 24 anos. É importante atentar para o caso de o filho receber salário. Ele pode tanto abater o imposto a pagar quanto aumentar o valor a restituir no imposto de renda.

O regulamento do imposto de renda prevê um limite para as despesas com a educação, mas os gastos relacionados à saúde, não. “Numa consulta médica particular, por exemplo, o contribuinte pode exigir o recibo do profissional e declarar no imposto de renda”, sugere.

É importante guardar todos os recibos durante o período de cinco anos, que é o tempo que a Receita Federal tem para fazer uma espécie de verificação dos bens informados pelos contribuintes. “Qualquer informação o contribuinte pode adicionar à declaração do imposto, porque o programa permite, mas a Receita possui uma base de dados, então muita coisa ela sabe que é verdade ou o contribuinte pode estar usando de má-fé”, explica Reis.

O valor de INSS pago a empregados domésticos (babá ou caseiro) também pode ser deduzido. Existe um campo na declaração, segundo o contador, chamado pagamentos efetuados. Reis explica que o empregador deve colocar neste campo o número do CPF do empregado, o número do PIS, o nome completo e o valor que foi pago durante o ano todo. “O comprovante é o pagamento mensal da plataforma do e-social, onde pode ser visto tudo o que foi pago durante o ano inteiro”, aconselha.

Como está previsto no regulamento, o contador diz que pode ser abatido na base de cálculo, ou seja, que pode aumentar a restituição ou diminuir o valor que o contribuinte tenha a pagar no fim do ano.


(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias