plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Santa Casa não tem medicamento para atender criança com síndrome rara

A pequena Maria Emanuelly, de apenas 1 ano e 7 meses, está interada na UTI da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. A criança está possui a Síndrome de Guillain-Barré, doença que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio

A pequena Maria Emanuelly, de apenas 1 ano e 7 meses, está interada na UTI da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém.

A criança está possui a Síndrome de Guillain-Barré, doença que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso. Com a inflamação dos nervos, provoca fraqueza muscular.

"Ela tem que tomar um remédio que se chama imunoglobulina intravenosa. Falaram que estão só esperando o 'ok' da Sespa", desabafou a mãe da criança, Bruna Ferreira.

A reportagem do DOL entrou em contato com a Sespa para saber se já foi feito o pedido do medicamento e qual a previsão para a criança ser atendida que através de nota informou que a Fundação Santa de Misericórdia do Pará (FSCMP) não está com falta de medicamento e que possui o remédio em estoque.

Ainda segundo a Sespa. a paciente foi transferida do Pronto Socorro Municipal para a Santa Casa do Pará, por meio do formulário de Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade (APAC), instrumento do Ministério da Saúde.

A paciente fará novamente a medicação hoje, 23, às 18h, seguindo as orientações do protocolo do Ministério da Saúde para o tratamento.

A Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome é uma forma rara de paralisia aguda que pode levar um quarto das pessoas afetadas a precisarem de aparelhos até para respirar.

A doença é uma inflamação grave nos nervos do paciente. Essa inflamação é provocada por uma reação autoimune da pessoa, ou seja, o paciente começa a produzir anticorpos que atacam os seus próprios nervos.

A Guillain-Barré impede que os nervos transmitam bem seus sinais do cérebro para os músculos, e isso leva a formigamentos, fraqueza, dificuldade de andar, ou a paralisia dos membros e dos músculos da respiração. Não se sabe a causa exata da síndrome, mas ela está relacionada com infeções bacterianas e virais, como a influenza, pneumonias, HIV, e mais recentemente foi ligada também ao vírus da Zika.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias