plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prazo do TRE para o cadastro biométrico termina amanhã

O prazo para o Recadastramento Biométrico, em Belém, deverá acabar nesta sexta-feira (23). Quem perder o período para a regularização do título de eleitor, vai ter o documento cancelado. Após isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) abrirá um novo cro

O prazo para o Recadastramento Biométrico, em Belém, deverá acabar nesta sexta-feira (23). Quem perder o período para a regularização do título de eleitor, vai ter o documento cancelado. Após isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) abrirá um novo cronograma de datas, dessa vez para a regularização do título, de 2 de abril até 9 de maio. Cerca de 200 mil eleitores da capital ainda não compareceram aos postos de atendimento.

Para atender a alta demanda destes últimos dias, o Tribunal Eleitoral do Pará (TRE) aumentou sua capacidade de atendimento em 20%. Desde terça-feira (20), todos os postos de demanda espontânea (CAE, CDP e UFPA) ganharam este reforço. Ontem, o Galpão 10 da Companhia Docas do Pará (CDP) estava lotado.

FILAS

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), um dos postos de atendimento do TRE, uma longa fila se formava desde as 7h desta quinta-feira (22), uma hora antes do incício do atendimento. A situação tem sido similar nos últimos dias de atendimento, em difentes postos.

Na quarta-feira (21),a fila para entrar no CDP, às 9h, se estendia à metade do quarteirão da avenida Marechal Hermes, quase chegando ao Complexo do Ver-o- Rio. Já na Central de Atendimento do Eleitor (CAE), no bairro da Pedreira, a situação era quase a mesma. A fila, formada por volta de meio-dia, dobrava o quarteirão da travessa Pirajá, ocupando a passagem do Arame, até a travessa Perebebuí.

Os eleitores mesmo debaixo de sol forte, se protegendo com sombrinha ou debaixo de árvores, não arredavam o pé. Até sexta-feira, (16), a central contava com 56 guichês. Porém, agora passa a atender com 60, ampliando sua capacidade para 2.500 atendimentos diários. O aumento da demanda já era esperado pelo TRE, é o que garante Herika Sodré, supervisora do posto. “Essa quantidade de eleitores na última hora não nos surpreende. Aqui, por hora, atendemos 350 pessoas”, conta.

Na UFPA, uma longa fila se formou no começo da manhã. (Foto: via WhatsApp)

O vendedor autônomo Raimundo Araújo, 40, chegou às 6h na CDP. E apenas às 9h ele conseguiu entrar no prédio. Indagado do por que procurou o posto do TRE apenas na reta final, ele responde: “É mania de brasileiro deixar tudo para cima da hora”, justifica. Com medo de ter seu título de eleitor cancelado, o estudante Aécio Cabral, 19, saiu ainda de madrugada de casa para enfrentar longa fila. “Moro no Tapanã e poderia fazer mais perto do bairro, como em Icoaraci e no Shopping, mas não fiz o agendamento”, conta. Às 5h ele chegou a fila e foi atendido quase 4 horas depois. As senhas são distribuídas até às 16h. Depois deste horário, os portões são fechados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Até semana passada, o Posto da CDP operava com 50 guichês, atendendo 2 mil eleitores por dia. Mas, o atendimento ganhou reforço com mais 10 recebendo até 3.500 eleitores diariamente.

Documentos necessários:
• Carteira de Identificação oficial com foto: RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte
• Comprovante de residência atualizado
• Para alistamento, 1º via, é necessário apresentar o documento de reservista (para homens)
• Se tiver mudado de estado civil, é necessário levar a Certidão de casamento

Veja o horário de funcionamento dos postos:

- Posto CDP – 8h às 16h (Atendimento Demanda Espontânea)
- Posto UFPA – 8h às 14h (Atendimento Demanda Espontânea)
- Posto CAE – 8h às 14h (Atendimento Demanda Espontânea)
- Posto de Icoaraci - 8h às 14h (Atendimento Agendado)
- Posto Mosqueiro – 8h às 14h (Atendimento Agendado)
- Posto São Francisco – 8h às 14h (Atendimento Agendado)
- Posto Shopping Castanheira – 12h às 18h (Atendimento Agendado)
- Posto Parque Shopping – 12h às 18h (Atendimento Agendado)
- Posto Shopping Bosque Grão Pará – 12h às 18h (Atendimento Agendado)

O agendamento pode ser feito pelo site do TRE – www.tre-pa.jus.br

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias