plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader comemora cursos de medicina em 4 cidades do Pará

Quatro municípios do Pará foram contemplados com a abertura de cursos de graduação em medicina em instituições de Educação Superior privada. Foram autorizadas, pelo Ministério da Educação, a criação de 50 vagas em Abaetetuba, Bragança, Cametá e Castanhal.

Quatro municípios do Pará foram contemplados com a abertura de cursos de graduação em medicina em instituições de Educação Superior privada. Foram autorizadas, pelo Ministério da Educação, a criação de 50 vagas em Abaetetuba, Bragança, Cametá e Castanhal. Os municípios foram selecionados por meio do Edital nº 2, de 7 de dezembro de 2017, de chamamento público para implantação e funcionamento de cursos na área. Durante o ano passado, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) fez inúmeros apelos à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, para que fosse ampliado o número de vagas na área da saúde no Pará.

O senador Jader lembrou que o curso de medicina é um importante passo para suprir a carência de médicos para atender a população. “Com a vinda desses cursos, teremos também ampliados o atendimento, melhorando o sistema de saúde nos municípios. Esta é uma conquista que terá impactos positivos na saúde pública”, comemorou o senador.

Jader Barbalho lembrou que a responsabilidade dos gestores aumenta, uma vez que vai caber ao município apoiar o processo de seleção da instituição que implantará o curso de medicina no município e garantir suporte técnico e infraestrutura. “Além de formar médicos para o Pará, o curso fortalecerá as unidades de saúde por meio de estágios e residências médicas. É um marco na história dos municípios contemplados e por isso parabenizo os prefeitos, que não pouparam esforços para garantir a seleção de suas respectivas cidades”, ressaltou o senador.

Prefeitos estiveram em Brasília para assinar termo de compromisso. (Foto: divulgação)

COMPROMISSO

Ontem, 21, os prefeitos de Cametá, José Valdori; Abaetetuba Alcides Negrão (Chita); de Bragança Raimundo Nonato; e de Castanhal, Pedro Coelho, estiveram em evento em Brasília com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para assinar o termo de compromisso. Com o termo para funcionamento do curso, o dirigente municipal e o gestor local do SUS garantem a disponibilização, para a Instituição de Educação Superior (IES) vencedora do certame, a estrutura de equipamentos públicos, disponibilidade da rede pública e programas de saúde necessários para a implantação e para o funcionamento do curso de graduação em medicina.

O prefeito de Abaetetuba, o Chita, agradeceu ao senador Jader Barbalho o empenho junto ao MEC para que os cursos de medicina fossem aprovados em quatro municípios do Pará. “A população de Abaetetuba agradece ao senador e à sua equipe a atenção dada aos técnicos do município e os inúmeros apelos para que essa importante conquista chegasse ao nosso município”, destacou o prefeito.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias