plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Câmara Federal articula CPI da Hydro

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) está tentando captar assinaturas de parlamentares, nesta terça-feira (20), para conseguir instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os crimes ambientais causados pela refinaria Hydro A

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) está tentando captar assinaturas de parlamentares, nesta terça-feira (20), para conseguir instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os crimes ambientais causados pela refinaria Hydro Alunorte e outras empresas no município de Barcarena, no Pará.

O deputado paraense está coordenando a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que apura os danos causados pela Hydro. Edmilson tem expectativa de conseguir as assinaturas necessárias e protocolar o requerimento da CPI junto à Mesa Diretora nesta quarta-feira (21) a fim de que seja instalada em breve. Também fazem parte da Comissão Externa os deputados paraenses Eder Mauro (PSD), Elcione Barbalho (PMDB) e Arnaldo Jordy (PPS).

"Não se pode falar mais em acidente (causado pela Hydro em Barcarena) porque, primeiro, a Comissão Externa por mim coordenada foi a Barcarena e a diretoria confessou que existia um duto clandestino (vazando rejeitos tóxicos para a área externa da fábrica, atingindo moradias). Depois, o Ministério Público investigando, descobriu um canal de concreto de grandes dimensões com duas comportas (que também despejava rejeitos diretamente no rio Pará). E agora, foi descoberto um novo duto despejando efluentes nas águas do rio Pará. Portanto, é um crime de genocídio. Milhares de pessoas estão sofrendo", declarou Edmilson, na tribuna da Câmara.

O psolista disse que os dutos são "obras de engenharia clandestinas e criminosas com o objetivo de ludibriar a sociedade e as autoridades". "É uma prática genocida porque o alumínio, zinco, chumbo e ferro estão inviabilizando a saúde das pessoas, causando doenças degenerativas como o câncer. Muitas pessoas já morreram por conta da contaminação", ressaltou.

Edmilson destacou que a empresa deu férias coletivas aos funcionários das fábricas de Barcarena e Paragominas, que integram a cadeia produtiva do alumínio, e ressaltou que demissões não serão admitidas. "Minha solidariedade aos trabalhadores da Hydro e à comunidade (de Barcarena). Vamos à luta em busca de uma solução definitiva, buscando a manutenção dos empregos, mas sem crime ambiental".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias