plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Após um arrastão a cada dois dias, escola tem aulas suspensas

No balcão de atendimento da secretaria da Escola Estadual Isabel Amazonas, no Distrito Industrial, em Ananindeua, o único aviso é do número de telefone da Polícia Militar. Também não é por menos, o maior número de atendimentos que a secretaria da escola t

No balcão de atendimento da secretaria da Escola Estadual Isabel Amazonas, no Distrito Industrial, em Ananindeua, o único aviso é do número de telefone da Polícia Militar. Também não é por menos, o maior número de atendimentos que a secretaria da escola tem feito é com alunos e professores vítimas de roubos dentro da unidade. Para se ter ideia do problema, somente nos 16 primeiros dias deste mês foram 8 invasões e assaltos na escola. É um arrastão a cada dois dias.

Segundo a comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já foi comunicada das ocorrências, mas não tomou nenhuma providência. Por isso, a Escola decidiu suspender as aulas até que alguma medida seja tomada pela Seduc. Enquanto isso não acontece os 958 alunos dos ensinos Fundamental e Médio ficarão sem poder frequentar a escola.

Um novo ofício solicitando o aumento do muro da Escola Estadual Isabel Amazonas, foi redigido ontem por funcionários da unidade e será encaminhado a Seduc. O atual muro que envolve o prédio da escola é inferior a 2 metros de altura e isto tem facilitado o acesso de bandidos armados, que pulam o muro para entrar no colégio e espalhar um verdadeiro terror nas salas de aulas.

“O documento também vai pedir que no muro seja colocado arame farpado e outros mecanismos de segurança que possam garantir a segurança dos professores, alunos e funcionários da escola”, disse um servidor, que pediu para não ser identificado.

O pai de uma aluna passou pelo colégio, na tarde de ontem, para confirmar se as aulas estavam suspensas e concordou com a decisão da comunidade escolar. “A situação está insustentável. A minha filha cursa o 8º ano e quase todo dia ela chega em casa relatando assaltos. Telefone celular, bolsas e até as lâmpadas das salas de aula os bandidos levam”, disse.

Ao invés de comunicados acadêmicos, telefones para ligar nos próximos assaltos. (Foto: divulgação)

Na última sexta-feira (16), um grupo armado invadiu a escola. Com a chegada da polícia, um dos suspeitos subiu no forro de uma das salas para tentar se esconder, mas acabou desabando junto com a estrutura. “Foi uma correria. Um desespero total. Teve troca de tiros e tudo... Foi horrível! Eu vi a hora eu ser atingida por uma bala perdida”, descreveu uma funcionária, que manteve a identidade preservada. O suspeito que caiu do forro é um adolescente de 17 anos que foi apreendido pela polícia.

Um professor, que também pediu para não ter o nome divulgado, destacou que os assaltos também acontecem na área externa e na porta da escola. “A escola é reduto de bandidos”, definiu. “Eles estão acostumados a invadir o local”, reforçou. Para o professor não há duvidas de que o muro baixo e o mato alto facilitam a ação dos criminosos. “A polícia não consegue dar o suporte necessário e a Seduc não se manifesta positivamente”, criticou o educador.

Ele ressaltou que já foram vários documentos encaminhados para a Seduc solicitando agentes de segurança (vigilantes) armados e obras de construção de aumento de muro para a segurança de todos.

A reportagem solicitou, por e-mail, um posicionamento da Seduc sobre quais as medidas que serão tomadas para garantir a segurança dentro da Escola Isabel Amazonas, mas como resposta a secretaria informou apenas que está concluindo um plano de segurança para as escolas da rede pública e que o projeto inclui sistema de vigilância eletrônica que será instalado de forma piloto em 100 escolas da rede estadual até o final do primeiro semestre deste ano.

NÃO INFORMOU

A Seduc não informou se o muro do colégio será aumentado, conforme solicitou diversas vezes a comunidade escolar. Na verdade, nenhuma referência específica sobre a Escola Estadual Isabel Amazonas, no Distrito Industrial, foi citada pela Seduc. Enquanto isso, as aulas na unidade continuam suspensas.

(Denilson D'Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias