plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Filas quilométricas com o fim do prazo para o recadastramento biométrico

Com o fim do prazo para o recadastramento biométrico, que termina na próxima sexta-feira (23), enormes filas se formam nos postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espalhados em Belém. Nesta segunda-feira eleitores compareceram em grande número no post

Com o fim do prazo para o recadastramento biométrico, que termina na próxima sexta-feira (23), enormes filas se formam nos postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espalhados em Belém. Nesta segunda-feira eleitores compareceram em grande número no posto da CDP.

Além de Belém em outros 10 municípios o recadastramento encerra na sexta-feira. São eles: Inhangapi, Santa Maria do Pará, Alenquer, Curuçá, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, Augusto Corrêa, Senador José Porfírio e Salinópolis

De acordo com informações do TRE, nestas localidades o atendimento está sendo realizado nos cartórios eleitorais. Podendo ser consultado no site

"Ainda faltam mais de 250 mil eleitores da capital compareceram aos postos de atendimento", aponta o Tribunal.

Em Belém, os eleitores dos bairros da Pedreira, Marco, Guamá, Jurunas e Marambaia são os que apresentam os maiores índices de ausência.

SISTEMA BIOMÉTRICO

Segundo o TRE, a biometria é um sistema que garantirá mais transparência e segurança nas eleições, já que elimina possibilidade de registros eleitorais duplicados, evitando fraudes.

O cadastro biométrico é obrigatório e o não comparecimento causará o cancelamento do título eleitoral, além de não poder votar nas próximas eleições, o eleitor ficará sujeito a irregularidades no CPF o que pode ocasionar a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais, além de transtornos para receber benefícios sociais como Bolsa Família e aposentadoria.

Em Belém existem 9 postos de atendimento espalhados em diversos bairros para atender o eleitor. O atendimento pode ser agendado pelo site do TRE (www.tre-pa.jus.br) ou o cidadão pode ir diretamente a um dos três postos de demanda espontânea: Bloco M (Básico), na Universidade Federal do Pará; Central de Atendimento ao Eleitor – CAE, na Pedreira; e Galpão 10 da Companhia Docas do Pará - CDP, ao lado do Terminal Hidroviário.

Também precisam realizar a revisão biométrica os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. A biometria é uma revisão do eleitorado e por isso não é facultada.

Documentos necessários

No momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar documento de identificação oficial com foto (CNH, Identidade, Carteira de Trabalho ou Passaporte) e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.

No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo.

Horário de funcionamento dos postos em Belém

  • Posto CDP – 8h às 16h (Atendimento Demanda Espontânea)
  • Posto UFPA – 8h às 14h (Atendimento Demanda Espontânea)
  • Posto CAE – 8h às 14h (Atendimento Demanda Espontânea)
  • Posto de Icoaraci – 8h às 14h (Atendimento Agendado)
  • Posto Mosqueiro – 8h às 14h (Atendimento Agendado)
  • Posto São Francisco – 8h às 17h (Atendimento Agendado)
  • Posto Shopping Castanheira – 12h às 18h (Atendimento Agendado)
  • Posto Parque Shopping – 12h às 18h (Atendimento Agendado)
  • Posto Shopping Bosque Grão Pará – 10h às 18h (Atendimento Agendado)

(DOL com informações do TRE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias