plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ministro autoriza obras e projeto Porto Futuro já começa a virar realidade em Belém

Belém está pronta para o futuro. Dentro de pouco tempo vai se alinhar às maiores e mais modernas cidades portuárias do mundo ao implementar um projeto que revitaliza e integra a área portuária de Belém à nova realidade urbanística e econômico-social da ci

Belém está pronta para o futuro. Dentro de pouco tempo vai se alinhar às maiores e mais modernas cidades portuárias do mundo ao implementar um projeto que revitaliza e integra a área portuária de Belém à nova realidade urbanística e econômico-social da cidade. É o que prevê o projeto “Belém Porto Futuro”, iniciativa do Ministério da Integração Nacional que vai investir de R$ 31,5 milhões apenas na primeira etapa das obras.

Nesta quarta-feira (14), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras, que está com os recursos totalmente empenhados, os projetos básico e executivo prontos e os licenciamentos junto à prefeitura de Belém e ao Instituto do Patrimônios Histórico e Artístico Nacional (Iphan) viabilizados. “Não viemos aqui assinar um papel, mas sim iniciar efetivamente as obras”, pontuou o Ministro da Integração Nacional.

A cerimônia ocorreu pela manhã, no final da Avenida Visconde de Souza Franco esquina com a Avenida Marechal Hermes, local onde acontecerão as primeiras intervenções.

O projeto final da primeira etapa foi apresentado à prefeitura da cidade no último mês de fevereiro. Em seguida, foi feita uma avaliação para a liberação das licenças necessárias.

UM NOVO MOMENTO PARA BELÉM

Helder diz que o novo espaço chega para agregar a cidade e trazê-la de volta para a parte portuária, que sempre foi um dos grandes chamarizes do turismo em Belém. “Será um novo lugar de encontro para a população, que vai valorizar esta região da cidade, trazendo a geração de emprego e renda para os paraenses. As pessoas vão começar a viver um novo momento”.

O ministro, que idealizou o projeto quando ainda era Ministro dos Portos, ressalta a importância de integrar a área portuária ao desenvolvimento urbano. “Os portos, em várias cidades do mundo, com o decorrer do tempo, acabaram se conectando com o crescimento urbano. É um desperdício para a cidade ter um espaço desse tamanho e com essa importância sem uso e sendo utilizado apenas para a atividade portuária, que pode ser deslocada para Outeiro e Vila do Conde”.

O projeto tem três etapas: a primeira, iniciada ontem, vai revitalizar a área retroportuária, e a segunda prevê a revitalização dos galpões do porto, com a criação e museus, e espaços para restaurantes e para a divulgação da arte e da cultura paraense e amazônica. “Nossa expectativa é que no próximo aniversário da cidade Belém já possa ter esse importante espaço agregado à cidade”. Cerca de 200 empregos deverão ser gerados com as obras civis.

A primeira etapa do Porto Futuro prevê a construção de um Parque Urbano, de zonas de estacionamento e de obras periféricas, tais como a instalação de uma ponte para melhorar o tráfego local.

Também estão previstas a revitalização da Praça General Magalhães e a construção da Praça Futuro, com novas estruturas de lazer. “A prefeitura, através de concessão, obterá recursos para o aluguel de quiosques que comercializarão produtos da cultura paraense para a manutenção do espaço”, ressalta Helder.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias