plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dia dos Animais: campanha combate o abandono e incentiva a adoção

O abandono de animais domésticos, especialmente cães e gatos, é uma preocupação constante das autoridades e atinge, principalmente, os grandes centros urbanos. O que algumas pessoas não sabem é que, além de ser um problema de saúde pública, dados os risco

O abandono de animais domésticos, especialmente cães e gatos, é uma preocupação constante das autoridades e atinge, principalmente, os grandes centros urbanos. O que algumas pessoas não sabem é que, além de ser um problema de saúde pública, dados os riscos de transmissão de doenças (zoonoses), o abandono de animais pode ser enquadrado como maus-tratos, o que é previsto pelo Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.

Neste dia 14 de março, em que se comemora o Dia dos Animais, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) traz à tona o tema da posse responsável. A Universidade lançou recentemente uma campanha de combate ao abandono e incentivo à adoção de animais no Campus Belém, com coordenação da Prefeitura da instituição e apoio do Instituto de Saúde e Produção Animal, do Hospital Veterinário (Hovet) e do Projeto Vida Digna. A ideia é espalhar cartazes, banners e adesivos e promover ações educativas para conscientizar tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo.

O abandono de cães e gatos dentro do Campus é um problema recorrente na Ufra e já gerou diversas campanhas, bem como a intensificação do trabalho dos vigilantes. De acordo com o Prefeito da Ufra, Heriberto Figueiredo, existem, em média, 50 animais abandonados vivendo nos diversos setores do Campus Belém. “Somente na última semana, foram abandonados sete cães. Há semanas em que registramos um e há semanas em que registramos dez animais abandonados. Mesmo com a vigilância estando mais alerta, o índice ainda é muito alto”. O problema tende a se agravar nos meses de férias escolares, quando muitas famílias viajam e acabam abandonando seus pets.

Dentro do Campus, assim como ocorre em outras universidades, encontram-se facilmente animais doentes ou filhotes, que são deixados dentro ou no entorno da instituição. É importante destacar, no entanto, que a Ufra não possui estrutura para receber e cuidar desses cães e gatos. “As pessoas precisam entender que elas não podem trazer o animal aqui para dentro porque não temos espaço nem estrutura para receber esses animais, que acabam ficando a esmo aqui no Campus, sofrendo e até virando alimentos para répteis, como cobras e lagartos”.

Adoção

O Prefeito, que é médico veterinário, alerta, ainda, que o simples ato de alimentar os animais que já vivem no Campus também não resolve a situação. “É uma cultura que se adotou e que acaba sendo maléfica porque esses animais não precisam apenas de comida; eles precisam de lar, abrigo, cuidados veterinários, vacinas, vermífugos etc. As pessoas acham que trazendo comida de casa estão ajudando, mas na verdade estão mantendo a situação de um animal que está tendo uma sobrevida aqui dentro. Eles precisam de carinho, proteção e uma série de cuidados. Por isso não dê alimentos; adote”, incentiva.

A intenção da campanha é diminuir em mais de 60% o número de animais abandonados na instituição. “E como vamos conseguir isso? Com a ajuda de todos - alunos, funcionários e professores – e através de campanhas educativas, palestras e material informativo. Se precisar, iremos de sala em sala de aula. Nós temos a falsa impressão de que quem é responsável por abandono de animais aqui na Ufra são os veterinários, mas todos têm que se envolver. Os professores devem conversar com seus alunos para não incentivar essa cultura”, destaca Heriberto Figueiredo.

Denúncias

De acordo com o Artigo 32 da Lei Federal 9.605 – Lei de Crimes Ambientais -, constituem crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O criminoso está sujeito a detenção de três meses a um ano, além de multa. Caso queira realizar uma denúncia de abandono ou maus-tratos de animais, você pode ligar para o Disque-Denúncia: 181.

(Com informações da UFRA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias