plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prazo para o cadastramento biométrico está acabando

Cerca de 300 mil eleitores ainda não tinham feito, até o último dia 6, o cadastramento biométrico em Belém, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo termina no dia 23 de março. Depois desse período, o eleitor terá seu título cancelado. Esta pe

Cerca de 300 mil eleitores ainda não tinham feito, até o último dia 6, o cadastramento biométrico em Belém, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo termina no dia 23 de março. Depois desse período, o eleitor terá seu título cancelado. Esta penalidade acarreta diversos transtornos, como explica o secretário de tecnologia da informação do TRE, Felipe Brito. “Nessas condições, os eleitores não vão poder votar nas eleições gerais”.

O título cancelado implica em CPF irregular, reitera Brito. “E quem fica com CPF irregular não consegue ingressar em concurso público, nem tirar passaporte, nem financiar imóvel pela Caixa Econômica Federal (CEF)”, destaca. O militar Arnildo Santos, 45 anos, compareceu a um dos postos de atendimento do TRE para fazer o cadastramento biométrico. Ele conta que fez o agendamento pela internet e, no mesmo dia, conseguiu atendimento. “Foi tudo muito rápido. Em menos de 10 minutos fiz todo o processo”, conta.

FILAS

Depois de levar um comprovante de residência de município diferente do que mora, a gerente de hotel Valdenice Rodrigues, 36, diz que é preciso estar atento aos documentos para não perder a oportunidade de fazer o cadastramento. “O lado bom é que eles dão uma declaração e a gente não leva falta no trabalho”, diz ela, que dessa vez reuniu os documentos corretos. Felipe Brito reforça que quem deixar para a última hora deve enfrentar mais transtornos. “O eleitor vai enfrentar filas, terá desconforto”, reitera.

CADASTRAMENTO

O cadastramento biométrico está acontecendo em Belém desde novembro de 2016. Existem 9 postos de atendimento espalhados em diversos pontos da cidade. O atendimento pode ser agendado pelo site do TRE (www.tre-pa.jus.br) ou a pessoa pode ir diretamente a um dos três postos de demanda espontânea: Bloco M (Básico), na Universidade Federal do Pará; Central de Atendimento ao Eleitor – CAE, na Pedreira; e Galpão 10 da Companhia Docas do Pará (CDP), ao lado do Terminal Hidroviário.

O eleitor que perder o prazo terá o título cancelado. (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

BIOMETRIA

A biometria é um dos métodos mais seguros de identificação do indivíduo, pois cada pessoa possui características únicas nas pontas dos dedos, na digital.

DOCUMENTOS

- Carteira de Identificação oficial com foto: RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte
- Comprovante de residência atualizado
- Para alistamento, 1ª via, é necessário apresentar o documento de reservista (para homens)
- Se tiver mudado de estado civil, é necessário levar a Certidão de Casamento

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS POSTOS

- Posto CDP – das 8h às 16h (atendimento demanda espontânea)
- Posto UFPA – das 8h às 14h (demanda espontânea)
- Posto CAE – das 8h às 14h (demanda espontânea)
- Posto de Icoaraci – das 8h às 14h (atendimento agendado)
- Posto Mosqueiro – das 8h às 14h (atendimento agendado)
- Posto São Francisco – das 8h às 17h(atendimento agendado)
- Posto Shopping Castanheira – das 12h às 18h (atendimento agendado)
- Posto Parque Shopping – das 12h às 18h (agendado)
- Posto Shopping Bosque Grão Pará – das 10h às 18h (atendimento agendado)

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias