plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ovos de Chocolate: Saborosos e ainda geram renda extra!

A proximidade da data em que se comemora a Páscoa chegou para a jovem Maisa Jardim, 25 anos, como uma grande oportunidade. Foi ainda em 2017 que ela aproveitou a festividade da data para garantir uma renda extra com a venda de ovos de chocolate. Com um in

A proximidade da data em que se comemora a Páscoa chegou para a jovem Maisa Jardim, 25 anos, como uma grande oportunidade. Foi ainda em 2017 que ela aproveitou a festividade da data para garantir uma renda extra com a venda de ovos de chocolate. Com um investimento de R$ 350, Maisa alcançou mais de 100% de lucro e já planeja aumentar o rendimento em 2018.

A jovem empreendedora conta que a ideia de trabalhar com o chocolate surgiu quando ela se viu desempregada. Para que a família conseguisse uma renda extra, ela teve a ideia de investir na compra do material necessário para produzir ovos de chocolate diferenciados dos encontrados normalmente nos supermercados. Ela, que nunca tinha feito ovos de páscoa antes, recorreu a um amigo para aprender as técnicas necessárias. “Ele me ensinou a fazer a temperagem do chocolate e a moldagem dos ovos”.

Para que seu trabalho fosse diferenciado, Maisa também resolveu produzir as próprias caixas que embalam os ovos recheados. O negócio ganhou o nome de ‘Bolo no Pote, Meu Vício’ e a divulgação foi toda realizada pelas redes sociais e WhatsApp. E o sucesso foi fruto de muito trabalho. “Nós precisamos virar a noite porque recebemos encomendas até mesmo na véspera da Páscoa, mas valeu a pena”, conta. “Nós vendemos cerca de 80 ovos no ano passado”, estima.

Maisa Jardim está bastante otimista com as vendas dos ovos de chocolate neste ano (Foto: Irene Almeida)

DEMANDA

O período também é de muita demanda para a técnica em edificações e universitária Karlena Machado, 30. Proprietária da loja virtual ‘Um Doce de Vó’, ela conta que as encomendas de doces recebidos chegam a triplicar no mês da Páscoa. “Eu já estou com 12 encomendas para o domingo da Páscoa e outras quatro encomendas para entregar no sábado”, contabiliza. “Fazemos os ovos tradicionais e os recheados”.

Para conseguir conciliar o trabalho principal com as demandas da loja virtual, Karlena conta com a ajuda da irmã Karliane Machado. Para que tudo esteja pronto até a data comemorativa e a renda extra seja garantida, o trabalho voltado para a Páscoa inicia desde cedo. “Como o volume de entrega é bem maior na Páscoa, a gente já vem se organizando desde fevereiro, fazendo levantamento de custo para o material, verificando quais são os locais em que poderemos fazer a entrega sem cobrar taxa, verificando as embalagens”, conta. “Conforme vai ficando mais próximo da data, o material vai se elevando de preço. Então, o material que dá para estocar nós já vamos comprando. É preciso todo esse planejamento para que no dia a gente compre apenas o material que é perecível.”

Camille Araújo produz deliciosos ovos de páscoa sem ingredientes de origem animal nem conservantes (Foto: Irene Almeida)

Ovos de páscoa veganos fazem sucesso

A estratégia de direcionar o seu atendimento e produto para um nicho específico de clientes foi a adotada pela empreendedora Camille Araújo, 37. Ela, que já trabalha com alimentação vegana – filosofia que exclui o uso e consumo de qualquer produto de origem animal, inclusive na alimentação -, decidiu adaptar o estilo de vida também para a produção de ovos de chocolate. “Em 2016, eu comecei a fazer os ovos de chocolate vegano apenas para amigos. Aí em 2017, como eles já tinham provado e estavam começando a fazer encomendas, decidi profissionalizar.”

Camille explica que o chocolate utilizado para a confecção dos ovos e dos recheios não leva leite de vaca, nem ovos, nem conservantes. Para substituir o leite de origem animal, ela conta que utiliza o leite de soja, ou de amêndoas. Tudo depende da escolha do cliente. Dessa forma, ela conseguiu disponibilizar para o público um produto altamente personalizável. “Tem pessoas que não gostam do leite de soja e pedem para usar o de amêndoas. Tem os que pedem para que todos os ingredientes sejam orgânicos, os que pedem que não tenha glúten”, conta.

CREDIBILIDADE

Camille destaca que o seu negócio lhe mostrou que há uma demanda bastante grande em Belém. Ela acredita que o fato de ela mesma ser vegana há três anos também contribuiu para gerar ainda mais credibilidade entre os adeptos. Mas eles não são os únicos consumidores dos produtos da ‘Veg Delicious’. “Tem muitas pessoas que procuram porque são intolerantes a lactose, por exemplo. Até porque eles percebem que não há alteração no sabor.”
Apenas na Páscoa de 2017, ela chegou a receber mais de 60 encomendas e espera superar esse feito. Ainda no fim de fevereiro deste ano, ela já contabilizava 15 encomendas para a Páscoa. “Eu faço recheio de cupuaçu, brigadeiro, castanha-do-pará...”, enumera. “Tudo é divulgado pelas redes sociais.”

Planejamento é o primeiro passo

O planejamento é justamente a primeira orientação dada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para quem deseja empreender. Ainda que a Páscoa seja realmente promissora para quem busca uma renda extra, o analista técnico do Sebrae, Delzimar Braga, aponta que o planejamento é necessário para que o empreendedor reduza os riscos de insucesso no negócio. “Ainda há tempo de se planejar para a Páscoa. Para quem deseja empreender, planejamento é o primeiro passo”.

Delzimar explica que é nesta fase de planejamento que o empreendedor poderá definir o público que pretende atingir e, a partir daí, com quais produtos vai trabalhar, qual a melhor forma de divulgação, etc. O representante do Sebrae aponta que apenas a definição do público alvo já resulta em diferentes estratégias. “Se, por exemplo, a pessoa decide atender a pessoas que têm restrições a açúcar, então ela já enquadrou o alvo que ela quer atingir. A partir daí, ela vai identificar que tipos de componentes o chocolate dela vai ter de conter. Será um produto diferenciado.”


(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias