plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quem usa muito celular e computador corre mais risco de ter miopia

O uso excessivo de aparelhos móveis e do computador pode estar relacionado ao surgimento ou agravamento da miopia, principalmente em crianças. Quem faz o alerta é a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a miopia como a epidemia do século. A em

O uso excessivo de aparelhos móveis e do computador pode estar relacionado ao surgimento ou agravamento da miopia, principalmente em crianças. Quem faz o alerta é a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a miopia como a epidemia do século. A empresária Joelma Oliveira, 37 anos, é mãe da Manuela, 9, e do João Pedro, 14, e busca controlar o tempo em que os filhos usam tablets, celulares e o computador.

Para facilitar a comunicação com eles, ambos já possuem smartphone; mas a mãe controla o uso. “Se eu não controlar, eles querem ficar o dia inteiro com o celular na mão. Por isso, procuro ocupá-los com outras atividades, como inglês. Em casa, se não estão fazendo o dever, eu permito que eles usem nas horas vagas”, conta.

Mas, mesmo com diálogo e esclarecimentos sobre os danos do uso exagerado dos aparelhos, às vezes Joelma precisa ser mais dura. “Tem dias que eu preciso tirar mesmo da mão deles e proibir que usem”, diz. Joelma também comenta que a filha reclama de dor nos olhos, em alguns momentos.

ESFORÇO

A oftalmologista Ana Claudia Vianna Wanzeller, do hospital universitário Bettina Ferro, alerta para os perigos do uso demasiado dos eletrônicos e informa que em crianças a miopia geralmente se desenvolve após os sete anos.

“O que pode causar ou agravar a miopia é o esforço visual prolongado, quando se passa muito tempo na frente desses aparelhos, em crianças e adultos jovens. Há também o risco de se desenvolver falsa miopia, que são os espasmos de acomodação”, explica. É justamente quando há dor nos olhos e dificuldade em enxergar, temporariamente.

Para evitar o problema, que pode se agravar e causar a degeneração da retina e glaucoma, a médica indica que, a cada 40 minutos se faça uma pausa no uso dos eletrônicos. “A gente pede moderação no uso de celulares, tablets e computadores, para que haja um descanso visual. Estudos têm observado que crianças que ficam em ambientes externos e brincam ao ar livre, tomam mais sol, apresentam menos miopia do que as que ficam em ambientes fechados e sem atividades de lazer”, explica.

CUIDADOS COM OS OLHOS

A cada 30 ou 40 minutos de uso de aparelhos eletrônicos (celular, tablet) descanse a vista

Ao invés de atividades com jogos eletrônicos e vídeos na internet, deixe as crianças em ambientes onde possam brincar ao ar livre

Caso a criança apresente dor nos olhos ou reclame da sensação da dificuldade de enxergar, procure um oftalmologista

Faça exames regulares, pelo menos uma vez ao ano, para controlar a progressão do grau e evitar a miopia patológica, aquela acima de 8 graus

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias