plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saúde amplia público-alvo para uso de repelentes

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de saúde dos Estados e dos municípios, ampliou o público-alvo para receber repelentes em todo o País. A decisão foi anunciada e pactuada, na quinta-feira (22), durante reunião da Comissão Intergestores

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de saúde dos Estados e dos municípios, ampliou o público-alvo para receber repelentes em todo o País. A decisão foi anunciada e pactuada, na quinta-feira (22), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília (DF).

A partir de agora, além das gestantes cadastradas no programa Bolsa Família, as pessoas em situação de vulnerabilidade, definidas pelas secretarias de saúde, podem solicitar o repelente nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Para orientar os gestores locais, o Ministério da Saúde deverá encaminhar, na próxima semana, uma nota técnica com os critérios para a distribuição destes insumos, que será feita de acordo com a realidade de cada Estado. Terão prioridade na oferta dos repelentes, por exemplo, a população em área endêmica de doenças como a febre amarela, dengue, chikungunya e zika; gestantes acompanhadas pelo SUS; público com contraindicação à imunização da febre amarela; agentes comunitários de saúde expostos à situação de risco, entre outros.

O Ministério da Saúde já recomenda o uso de repelentes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, em especial às gestantes. Já foram distribuídos aos estados brasileiros 100% dos frascos de repelentes contratados no início de 2017.

É importante destacar que, para erradicar o mosquito Aedes aegypti e os possíveis criadouros, é necessária a adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos de vistoria são suficientes para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito.

SERVIÇO

- Para se manter imune, a pessoa deve aplicar o repelente diariamente nas áreas expostas do corpo, devendo observar o tempo de reaplicação de 10 horas.

- O público-alvo ou beneficiário poderá retirar o repelente gratuitamente na unidade de saúde mais próxima do seu município.

(Agência Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias