plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quais os riscos de usar as raquetes elétricas?

Quando os carapanãs atacam, as famosas raquetes elétricas viram verdadeiras companheiras. Mas apesar da popularidade desses produtos, muitos equipamentos são vendidos sem fiscalização e regulamentação do Inmetro, podendo resultar em mal funcionamento e at

Quando os carapanãs atacam, as famosas raquetes elétricas viram verdadeiras companheiras. Mas apesar da popularidade desses produtos, muitos equipamentos são vendidos sem fiscalização e regulamentação do Inmetro, podendo resultar em mal funcionamento e até acidentes. Mas quais são os reais riscos de usar essas raquetes?

O produto funciona de forma simples, com uma bateria que gera alta tensão elétrica, dando um choque nos insetos que tocam na grande metálica. Entretanto, dos diversos modelos encontrados no mercado, apenas 19 deles são certificados pelo Inmetro, sendo que todos possuem suporte para carregar na tomada. Já os modelos que funcionam apenas com pilha, os mais comum de serem encontrados em barracas de camelôs e vendidos nos semáforos, são todos sem certificações.

Mas quais os riscos reais? Bem, não há registros de acidentes graves envolvendo o produto, apesar de alguns choques doloridos, especialmente em algumas pessoas que, por desafio ou brincadeira, encostam a língua ou urinam na raquete. Mas, mesmo assim, ainda podem haver outros riscos.

Segundo a Associação Brasileira de Arritimia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial (ABEC), as requetes elétricas, principalmente as não certificadas, não possuem dados precisos sobre a tensão usada, e sem o controle de qualidade, não é possível se certificar da descarga elétrica disparada. Então, melhor buscar produtos com o selo do Inmetro e usar o produto apenas em insetos.

(Com informações do Gizmodo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias