plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores protestam com 'churrasco' em alagamento e cobram obras no Tucunduba

Uma grelha para churrasco assando carne em uma manhã de domingo. A cena poderia ser comum ao cotidiano de Belém, não fosse um detalhe: a “celebração” era feita em meio ao alagamento causado pelo canal da avenida Cipriano Santos, divisa do bairro do Can

Uma grelha para churrasco assando carne em uma manhã de domingo. A cena poderia ser comum ao cotidiano de Belém, não fosse um detalhe: a “celebração” era feita em meio ao alagamento causado pelo canal da avenida Cipriano Santos, divisa do bairro do Canudos com o bairro da Terra Firme, em belém, como forma de protesto contra o descaso do Governo do Estado do Pará.

O ato foi organizado pelos membros do Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos, e o vídeo tem sido amplamente divulgado nas redes sociais. Os moradores exigem respostas do Governo do Estado sobre a conclusão das obras de macrodrenagem do canal do Tucunduba, que pode evitar os alagamentos constantes na área.

“A obra de macrodrenagem ainda está na primeira etapa. Pelo cronograma deles, já era para estar no final de segunda etapa. Estamos fazendo esse protesto para que eles consigam agilizar essa serviço”, diz Ezequiel Viana, presidente do centro comunitário.

“Os outros canais, como essa da Cipriano Santos, transbordam por causa do Tucunduba. O governo não está nem aí. A obra está se arrastando, e nada. Qualquer chuva o canal já enche e transborda”, continua Ezequiel.

Morte de criança

No vídeo, os manifestantes reclamam, por exemplo, que não há grades de proteção na beira do canal, levando riscos constantes à população que pode cair no local. Em 2014, uma criança de dois anos morreu após cair nas águas.

Além do caso da criança vitimada na tragédia, há uma preocupação em garantir lazer digno para as crianças e adolescentes da comunidade.

“É isso que vocês querem? Criança tomando banho dentro da água [do canal]. A criança tem direito a lazer, mas não essa porcar** que vocês estão nos dando”, diz o manifestante na filmagem.

Em determinando momento do vídeo, um morador aparece usando a carcaça de uma geladeira como barco e flutuando sobre o canal.

“Hoje em dia a nossa moto é um ‘casco’ de geladeira. O canal transbordou, ninguém sabe o que é canal e o que é pista”, diz um dos manifestantes na gravação.

“O que nós queremos é que os nossos impostos, aquilo que pagamos venha a ser usado para saneamento básico, para saúde para a comunidade. Não queremos mais estar nessa situação”, diz outro membro do centro comunitário no vídeo.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias