plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Farmacêuticos se unem para prevenir as arboviroses

Com foco nos riscos da proliferação do vírus causador da febre amarela, a campanha “Farmacêuticos contra as Arboviroses” percorreu o entorno do mercado do Ver-o-Peso, na manhã de sábado (27), em Belém, para conscientizar a população sobre a importância do

Com foco nos riscos da proliferação do vírus causador da febre amarela, a campanha “Farmacêuticos contra as Arboviroses” percorreu o entorno do mercado do Ver-o-Peso, na manhã de sábado (27), em Belém, para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor. A ação, organizada pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF/PA), também reforçou os sintomas causados pelas arboviroses.

Membro da diretoria do CRF/PA, Deick Quaresma lembrou que, neste ano, a campanha teve um foco maior na febre amarela – que tem apresentado casos em outras regiões do País -, mas que também alertou a população sobre a zika, chikungunya e dengue. “Além de orientar a população sobre a prevenção através do combate ao mosquito, informamos também sobre como o farmacêutico pode ajudar no caso de aparecimento dos sintomas das doenças”.

Em caso de aparecimento dos sintomas característicos das arboviroses – como febre e dor de cabeça -, deve-se procurar o serviço médico. Essa atitude é fundamental para evitar casos de automedicação, que pode agravar ainda mais o quadro de saúde. “Alguns medicamentos não podem ser utilizados para todas as arboviroses”.

ORIENTAÇÕES

Cerca de 70 pessoas foram treinadas para repassar tais orientações a quem transitava pelo Ver-o-Peso. Depois de receber o material informativo, o universitário Jorge Sales, 22 anos, ressaltou a importância de se saber mais sobre o assunto. “É muito importante que todos atuem para que a febre amarela não tenha uma epidemia aqui. Para isso, a consciência de todos é fundamental”.

O profissional de tecnologia da informação Ricardo de Farias, 29 anos, aprovou a iniciativa da campanha, mas lembra que, para combater o Aedes Aegypti é preciso mais do que conscientização da população. “É preciso que o Governo dê mais estrutura para esse combate. Se falta saneamento básico, se a rua do cidadão vive alagada, não adianta apenas ele ter consciência”, relacionou.

Sintomas

Febre, dores, manchas vermelhas, coceira, vermelhidão nos olhos são sintomas que podem estar relacionados às arboviroses. Porém, eles variam de acordo com a doença. No caso da febre amarela, por exemplo, não apresenta manchas vermelhas, vermelhidão nos olhos e coceira, mas pode apresentar icterícia e hemorragias.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias