plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Torneio incentiva doações de sangue e de medula óssea

Em homenagem ao estudante Breno Moab, que morreu no início de 2017 em decorrência de uma leucemia, foi realizada ações de solidariedade na manhã de sábado (27). O evento, nomeado como “I Torneio Menino de Aço”, foi organizado por familiares do jovem para

Em homenagem ao estudante Breno Moab, que morreu no início de 2017 em decorrência de uma leucemia, foi realizada ações de solidariedade na manhã de sábado (27). O evento, nomeado como “I Torneio Menino de Aço”, foi organizado por familiares do jovem para conscientizar sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Além do cadastro para a doação, o evento teve música e esportes, já que Breno também era atleta.

Organizadora do torneio e mãe de Breno, Simone Lucena lembra que muitas pessoas dependam do gesto de doação para continuar vivendo. Quando ainda estava lutando contra a doença, Breno planejava uma campanha para incentivar a doação. Então, a família resolveu dar continuidade ao espírito de solidariedade de Breno. “Eu participo de um grupo que tem 11 pessoas precisando de medula óssea. Então, as pessoas precisam fazer sua doação”.

HEMOPA

Enquanto amigos e familiares participavam de atividades esportivas no Colégio Nossa Senhora do Carmo, onde o evento foi realizado, pessoas que ainda não tinham se cadastrado para fazer a doação seguiam em um micro-ônibus em direção à sede do Hemopa. A ação é conhecida como ‘Caravana Solidária’.

Assistente social do Hemopa, Lílian Bouth explica que para se tornar um doador de medula óssea é necessário fazer um cadastro. O doador preenche o formulário e tem uma amostra de sangue coletada para que sejam feitos exames de compatibilidade. “O Hemopa pega esse resultado e encaminha para o Instituto Nacional do Câncer (Inca) para ver se pode servir para as pessoas que estão necessitando de medula óssea”.

Amigo e membro do time de basquete que Breno fazia parte, o universitário Felipe Lobato, 22 anos, reforçou que o ato da doação era uma característica muito presente no jovem e que, portanto, não haveria maneira melhor de lembrá-lo.

Doações

- Lílian Bouth explica que as estatísticas apontam que as chances de uma pessoa doente encontrar um doador compatível no banco de cadastro nacional de medula óssea é de um em 100 mil. Portanto, quanto mais pessoas se cadastrarem, maiores são as chances dos que aguardam.

- Já no caso da doação de sangue, a coleta do sangue necessário para salvar vidas pode ser feita no mesmo dia do cadastro. “Na doação de sangue uma bolsa pode salvar várias vidas, mas no caso da medula óssea esse doador pode ser a única chance daquela pessoa que precisa”, aponta.

- Outro dado reforça a importância do ato praticado por quem se disponibiliza a ser um doador de medula óssea: 70% das pessoas não encontra doadores compatíveis na própria família e precisam recorrer a esse banco de cadastro do Inca.

CAMPANHA PARA O CARNAVAL

- O Hemopa iniciará, no próximo dia 3 de fevereiro, a campanha “Quem Doa Sangue Tem Amor no Coração”. A ação busca incentivar a doação de sangue e cadastro de medula óssea no período do Carnaval, quando os estoques costumam ficar mais baixos em decorrência do feriado. Os interessados em doar podem se dirigir diretamente à sede do Hemopa, na Padre Eutíquio, nº 2109, em Belém.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias