plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Listão da Uepa sairá nesta terça (30)

A ansiedade dos calouros 2018 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já tem data para acabar: nesta terça-feira (30), às 10h, o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) será divulgado para mídia, no site da instituição e em suas redes sociais.

A ansiedade dos calouros 2018 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já tem data para acabar: nesta terça-feira (30), às 10h, o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) será divulgado para mídia, no site da instituição e em suas redes sociais.

A Reitoria da Uepa será o centro da ação no dia do listão. Às 9h30, o reitor Rubens Cardoso receberá a imprensa para uma entrevista coletiva, quando serão conhecidos os três primeiros lugares do vestibular 2018. Em seguida, as listas com os nomes dos aprovados serão entregues à imprensa e liberadas no site www.uepa.br. Os candidatos e familiares que quiserem comparecer ao prédio da Reitoria para acompanhar a divulgação terão acesso físico ao listão afixado nos painéis, que serão posicionados em frente ao prédio também às 10h.

Serão 3.620 vagas distribuídas nos 16 municípios onde a Uepa está presente. Para concorrer às vagas, os candidatos devem estar inscritos no Prosel, além de ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Este é o primeiro ano em que todas as vagas serão destinadas ao Prosel, após o encerramento de novos inscritos do Programa de Ingresso Seriado (Prise) em 2015.

Para promover o acesso ao nível de educação superior nos municípios paraenses, a Uepa adota uma política de cotas. Serão reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública.

ENEM

Estará automaticamente eliminado do processo de classificação do Prosel o candidato que faltou em pelo menos um dia de prova do Enem ou obteve nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1.000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Exame inferior a 400.

Ainda será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Pará. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.

Para o resultado, o Prosel se baseia em dados do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão realizador do Enem.

MATRÍCULA

O período de matrícula inicia já no dia seguinte à divulgação do listão. Os aprovados deverão entrar no link que será disponibilizado no site www.uepa.br. A pré-matrícula será feita exclusivamente on-line e é o primeiro passo obrigatório no processo de matrícula. Após preencher e imprimir o formulário, os calouros deverão levar a documentação exigida no edital, com cópias, até o campus que abriga seu curso. No ato de confirmação da matrícula o candidato deverá estar munido de originais.

Já os calouros que estudaram em escolas públicas, de âmbito estadual ou municipal, vão poder apresentar uma declaração de estar concluindo o Ensino Médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pela documentação definitiva em até 45 dias, estando sua matrícula condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios relacionados no subitem 14.3, do Edital 78/2017.

REGISTROS - CONCORRÊNCIA

200 - É o número de candidatos inscritos no Prosel 2018, entre os cotistas, para o curso de Fisioterapia em Belém, o mais concorrido do vestibular. Em seguida, o curso de Medicina em Marabá, com 113,6 candidatos por vaga, e o curso de Enfermagem em Belém, com 102 por vaga.

70,6 - É o número de candidatos inscritos por vaga, entre os não-cotistas, para o curso de Medicina em Marabá. Em segundo ficou Fisioterapia em Belém, com 63.09 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 55.7 candidatos por vaga.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias