plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Chuvas devem bater recorde em Belém

Uma das principais caracterís ticas do inverno amazônico são as chuvas intensas por longos períodos, inclusive com a ocorrência de tempestades severas, com raios e trovoadas. Mas, este ano, a estação mais chuvosa do ano está sendo atípica, segundo o que a

Uma das principais caracterís ticas do inverno amazônico são as chuvas intensas por longos períodos, inclusive com a ocorrência de tempestades severas, com raios e trovoadas. Mas, este ano, a estação mais chuvosa do ano está sendo atípica, segundo o que avalia o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o órgão, as chuvas ocorreram de forma irregular tanto em Belém, como no interior do Estado, embora tenha chovido 240 mm durante os primeiros 24 dias de janeiro. Apenas um dia não choveu em Belém, conforme contagem do Inmet.

Veja a galeria da última chuva em Belém

Para o final deste mês, espera-se que a média pluviométrica para o período seja alcançada, e em fevereiro as chuvas ocorram com bem mais frequência e em maior quantidade.

É o que considera o diretor do Inmet, José Raimundo Abreu. “Em Belém, já choveu 243 mm, quase 60% da média histórica. É possível que se continuar a chover, com esse volume de 10 mm por dia, a média seja de 388 mm”, projeta.

REGISTROS

A partir do dia 15 deste mês, aumentaram a frequência e a quantidade de chuvas em relação aos primeiros 15 dias anteriores. “O principal gerador de chuvas, a zona de convergência intertropical, ainda está em sua posição mais ao Norte. Mas a previsão é continuar com essas chuvas até o final do mês e chegar a média histórica até o final do mês”, prevê Raimundo Abreu.


ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL

É bem provável que a zona de convergência intertropical se mantenha presente e isso deve influenciar em chuvas mais intensas, a partir do final deste mês. “Não estão descartadas as chuvas entrarem pela noite e amanhecerem com aspecto típico de inverno. Com isso, não teremos horários definidos de chuva e serão poucas horas de sol em fevereiro, sendo uma característica desse inverno”, acrescenta o diretor do Inmet.

Frequência de raios aumenta nesta época

A instabilidade atmosférica própria do chamado ‘inverno amazônico’, principalmente na porção norte do Estado, favorece a ocorrência de chuvas que vão dos níveis fraco a moderado, com episódios de raios e trovoadas, cuja frequência aumenta bastante nesta época do ano. Estas características do tempo no Pará estão na nota climatológica divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Com o objetivo de alertar a população para se proteger e evitar acidentes causados por raios nesta época, a Semas lança a campanha ‘Pará raios‘. Por meio de peças divulgadas no site e nas redes sociais, a instituição apontará cuidados primordiais de proteção à vida, entre eles, buscar abrigo em casas ou prédios de alvenaria, ficar longe de portas e janelas com grade – condutores de eletricidade; e no trânsito, permanecer dentro do automóvel. Em casos de espaços abertos (praias, pastos, plantações, campos de futebol, etc) é recomendável procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.

(Wal Sarges/Diário do Pará e Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias