plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Regiões esquecidas por Jatene ‘ganham’ centros de Governo

No apagar das luzes de seu governo, Simão Jatene (PSDB) vai tentar cobrir o sol com a peneira depois de dois mandatos de abandono. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 23, criou o Centro Regional de Governo do Sude

No apagar das luzes de seu governo, Simão Jatene (PSDB) vai tentar cobrir o sol com a peneira depois de dois mandatos de abandono. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 23, criou o Centro Regional de Governo do Sudeste. Hoje, o governador também quer fazer média com o Oeste do Estado, hoje (25), irá inaugurar um centro também em Santarém.

A oposição no parlamento estadual vê os dois atos de duas formas: como uma resposta à população que há muito já reclama da ausência de ações nos 39 municípios que compõem a região, e ainda como uma estratégia eleitoral, já que à frente do comando deste CG está Jorge Bittencourt, que sai da presidência da Fundação ProPaz para assumir o cargo. Ele é braço direito da secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis e filha do governador, Izabela Jatene, eventual candidata a deputada federal em outubro.

Líder do MDB, o deputado estadual Iran Lima afirma que a criação do Centro de Governo, na verdade, data de 2014, e levanta algumas dúvidas sobre o porquê dessa instalação somente no último ano de governo. “Não tem orçamento de investimento, ordenação, nada para esses centros. Somente para pagamento de salários. O que a gente sabe, de fato, é que um dos secretário é um parceiro de trabalho da filha dele, Izabela, no sudeste do Pará”, explica.

De acordo com o Decreto nº 1.966, o o CG terá sede político-administrativa em Marabá, e tem por finalidade articular, integrar, acompanhar, monitorar e avaliar as ações dos órgãos e entidades do Executivo destinadas à promoção do desenvolvimento regional.

Com atuação forte na região, o deputado João Chamon, também do MDB, também vê com preocupação a forma como o Centro de Governo será implementado, mas prefere se manter otimista em relação às funções do mesmo. “Fico na expectativa do que poderá ocorrer com essa iniciativa realizada praticamente em ano eleitoral, mas espero que possa realizar políticas públicas em favor de uma região que precisa, primeiramente, ser respeitada pelas suas riquezas, para que deixe de ser tão carente politicamente”, avalia o parlamentar.

SANTARÉM

Já em Santarém, Simão Jatene instalará, nesta quinta-feira (25), o Centro Regional de Governo em Santarém. Segundo o texto da Agência Pará, o espaço será “baseado no novo modelo de governança implantado pelo governo com o objetivo de estreitar as relações institucionais entre município e Estado”. Ou seja, um novo modelo de governança sendo “implantado” no último ano de governo e em vistas da eleição em outubro.

Como sempre há espaço para atos eleitoreiros, ele também assinará ordem de serviço para a construção do terminal hidroviário de passageiros de Santana do Tapará, um investimento orçado em mais de R$ 3.780.000,00 e fará a entrega de títulos coletivos de terra para comunidades dos municípios de Juruti e Prainha.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias