plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Série do DIÁRIO valoriza os casarões

Possivelmente você já passou na frente de algum dos casarões antigos espalhados pelo centro de Belém e tenha se perguntado quando eles foram construídos e qual a importância deles para a cidade. Com o intuito de resgatar a história desses prédios

Possivelmente você já passou na frente de algum dos casarões antigos espalhados pelo centro de Belém e tenha se perguntado quando eles foram construídos e qual a importância deles para a cidade. Com o intuito de resgatar a história desses prédios e parabenizar a capital do Pará pelos seus 402 anos, comemorado no último dia 12-, o DIÁRIO lança a série “Casarões”.

Durante 4 dias consecutivos, de 28 a 31 de janeiro, os leitores terão suplementos especiais encartados gratuitamente no jornal com a história de 4 ícones da cultura e arquitetura da capital paraense, são eles: Palácio Lauro Sodré, Palácio Antônio Lemos, Palacete Pinho e Palacete Bolonha. Além disso, os leitores também receberão material para montagem de réplicas em miniatura dos casarões em papel.

Segundo Nilton Lobato, gerente comercial do DIÁRIO, desde 2009 o jornal vem dando destaque a alguns projetos que elevam os aspectos do entretenimento, cultura e história de Belém e do Pará, como foi a “Era do Ferro” que, em 2012, resgatou a memória das edificações de ferro erguidas durante o Ciclo da Borracha na Amazônia.

“Estaremos brindando mais uma vez Belém, resgatando a cultura, despertando a educação da população para a história e mostrando a origem desses casarões, o que aconteceram neles, o objetivo e como eles estão atualmente”, afirma Lobato.

Para a realização do projeto estão envolvidos profissionais como arquitetos, designers gráficos e artistas plásticos. A partir da publicação dos encartes, cerca de 20 unidades educacionais - municipais e estaduais-, serão contempladas com oficinas que serão ministradas por monitores habilitados e escolhidos pelo Grupo RBA para desenvolver, junto aos estudantes, trabalho de ensino sobre a história desses prédios e fazendo a montagem das maquetes. “Para nós, é um resgate da cultura, de dar um retorno de algo diferente”, destaca.

Gerente de marketing do Grupo RBA, Hamilton Pinheiro diz que o projeto será amplamente divulgado por meio dos outros veículos do Grupo RBA, como rádios, TV e web. Para ele, o projeto que comemora o aniversário de Belém é uma forma de o Grupo RBA parabenizar a cidade, levando informação a partir do resgate da história e da
cultura belenense.

“A campanha de divulgação tem o objetivo de atrair ouvintes, telespectadores e leitores para as datas de publicação do material, para acompanhar o que será encartado no jornal e também reunir a família para montar a maquete”, afirma. “O projeto tem muito a acrescentar na cultura, história e no dia a dia da população”, destaca.

CASARÕES

O artista plástico Armando Sobral é consultor do projeto. Segundo ele, Belém é um dos sítios históricos importantes do Brasil. “Poucas capitais do Brasil carregam arquitetura tão significativa para a história brasileira”. Por isso, a iniciativa do DIÁRIO é importante, pois traz à tona dois principais períodos de Belém: Colonial e Ciclo da Borracha, que
transformaram a cidade.

“Através de um produto ativo, lúdico e com características regionais, se descortina a história da própria identidade de Belém. Também dá à população subsídio político e estímulo para a preservação do patrimônio histórico da cidade”, avalia. O projeto tem o patrocínio da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).

SERVIÇO PROJETO “CASARÕES”l Dia 28.01 – Palacete Pinhol Dia 29.01 – Palacete Bolonhal Dia 30.01 – Palácio Lauro Sodrél Dia 31.01 – Palácio Antônio Lemosl O encarte especial descritivo terá formato tabloide de 4 páginas. Dentro dele terão duas lâminas de montagem (em papel), encarte especial com descritivo sobre o casarãol Maquete terá tamanho de 32 cm de largura por 45 de altura.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias