plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Use eletrodomésticos de forma mais eficiente e economize na conta de luz

Especialistas garantem: para fazer frente às cobranças de bandeiras na conta de energia elétrica o ideal é economizar e evitar desperdícios. Os refrigeradores de ar ainda estão no topo da lista dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, repr

Especialistas garantem: para fazer frente às cobranças de bandeiras na conta de energia elétrica o ideal é economizar e evitar desperdícios. Os refrigeradores de ar ainda estão no topo da lista dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, representando de 40% a 50% da conta. Um ar-condicionado do tipo Split menor ou igual da 10 mil BTUs, consome cerca de 192,28 kwh se ligado 8 horas por dia durante 30 dias.

Sobre os aparelhos de ar-condicionado, o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa, Hugo Cardoso diz que uma das alternativas é comprar modelos com funções específicas. “Quando o aparelho ficar ligado por longos períodos, é importante que possuam a função Inverter, que oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Além disso, os filtros devem ser limpos periodicamente e as portas e janelas devem estar fechados durante o uso”, orienta.

Dicas de economia de energia (Foto: Ilustração/Diário do Pará)

Em seguida no ranking aparecem as geladeiras, com 30% do total da conta de energia. Já a iluminação residencial pode representar até 25% dos custos mensais. Ainda entram para essa lista o ferro de passar roupa, a bomba d’água, máquina de lavar roupa e o chuveiro elétrico. Mas o consumo racional e a adequação de alguns hábitos podem ajudar a manter o orçamento doméstico sob controle no que diz respeito aos gastos com energia.

GELADEIRA

No caso da geladeira, a borracha deve garantir uma boa vedação da porta e estar em boas condições de uso. A parte traseira do eletrodoméstico jamais deve servir para secar roupas e o ato de guardar alimentos quentes deve ser evitado.

Já em relação ao ferro de passar roupa, ele deve ser utilizado com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. A dica é deixar acumular as roupas para que sejam passadas todas de uma vez. Na iluminação da casa, o ideal é não acender lâmpadas durante o dia e aproveitar, ao máximo, a luz natural. “A iluminação de LED é a mais indicadas para quem busca maior durabilidade e economia. A lâmpada dessa categoria pode durar até 25 vezes mais que uma incandescente e 10 vezes mais que uma fluorescente, por exemplo, ressalta Hugo.

(Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

A principal orientação na hora de comprar eletrodomésticos é que o consumidor verifique se apresentam no selo Procel/Inmetro de economia de energia, a indicação na categoria “A” (mais eficiente). Isso indica que são os mais econômicos.

INFLUÊNCIA DAS CHUVAS NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Apesar das chuvas manterem certa regularidade nos últimos meses no Pará, as notícias sobre o baixo nível nos reservatórios que geram energia nas usinas hidrelétricas continuam pelo Brasil. A geração e a transmissão de energia elétrica no País são interligadas em mais de 170 mil quilômetros de linha. Isso significa que a usina de Tucuruí, aqui no Pará, lança energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ela chega a consumidores de outros estados.

O SIN é formado por empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte, incluindo o Pará. Em outubro, era para começar o período úmido e chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mas as chuvas não vieram e os reservatórios de algumas hidrelétricas do país estão com os reservatórios com nível baixos. Atualmente, termelétricas vem sendo acionadas para suprir o período de menor produtividades das hidrelétricas, mas elas geram energia por valores até dez vezes maior. Por isso foi criado o esquema das bandeiras tarifárias.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias