plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Escolas de Samba deixam Aldeia Amazônica e desfilam no Reduto

A proposta das escolas de Samba de Belém à Prefeitura do Município para mudar o local de apresentação no Carnaval 2018 foi aceita. Agora, além das agremiações do Grupo Especial, as escolas de acesso e blocos carnavalescos também se apresentarão na avenida

A proposta das escolas de Samba de Belém à Prefeitura do Município para mudar o local de apresentação no Carnaval 2018 foi aceita. Agora, além das agremiações do Grupo Especial, as escolas de acesso e blocos carnavalescos também se apresentarão na avenida Marechal Hermes, entre o Complexo Turístico Ver-O-Rio e a avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto.

De acordo com as escolas, um acordo foi feito para que a Prefeitura libere o chamado “direito de arena”, que é a possibilidade de as escolas venderem arquibancadas, camarotes, mesas e bebidas no Carnaval.

O presidente do Rancho Não Posso Me Amofiná, Fernando Gomes, mais conhecido como Guga, afirma que a mudança foi consenso entre as agremiações e que alguns detalhes já estão definidos. “O desfile será ao longo da avenida Marechal Hermes, do limite com a Doca até o Ver-o-Rio”, adianta. O desfile do Grupo Especial, formado por oito agremiações, ocorre dia 3 de fevereiro (sábado), a partir das 21h, com tempo de desfile mínimo de 50 minutos e máximo de 60, para cada.

Com a mudança para o novo espaço, a área percorrida durante o desfile será de 380m, e as escolas estimam que o custo do Carnaval seja pelo menos 40% menor do que na Aldeia Amazônica. O presidente da Escola de Samba da Matinha, Rodolfo Trindade, diz que esse é um novo começo.

“Temos muito gasto, principalmente quando o desfile só é confirmado em cima da hora e o material fica mais caro. Com essa mudança surgiram patrocinadores, entre eles uma cervejaria que irá ceder para as escolas 40% das vendas, ajudando nos custos de produção. Por ser um local novo, pode ser necessário ajustes nos próximos anos, mas acreditamos que vai melhorar, que um dia nosso carnaval vai voltar a ser um dos maiores do país”, afirma.

PROGRAMAÇÃO

No edital que regulamenta a programação oficial de Carnaval em Belém está previsto que os desfiles – agora na Avenida Marechal Hermes – comecem na sexta-feira, dia 2, às 21h, com as escolas do 2º Grupo, seguidos pelas escolas do Grupo Especial no sábado, e das escolas do 3º Grupo no dia 4 de fevereiro, a partir das 19h, no mesmo local. De acordo com o presidente do Rancho, ainda não foi definido o local e dia da apuração. “Isso depende de alguns parceiros, emissoras para transmissão e porque a semana seguinte é quando as pessoas costumam sair da cidade para curtir o Carnaval do interior do Estado”, justifica.

A ordem de desfile das escolas do 1º Grupo obedece alguns artigos do Edital de Carnaval, e também de sorteio. A primeira a desfilar, às 21h, será a Deixa Falar, por ter sido a escola que conseguiu o acesso ao Grupo Especial em 2016 ao se consagrar campeã do 2º Grupo naquele ano. A Bole Bole, como campeã do 1º Grupo em 2016, pode escolher sua posição e decidiu ser a quarta escola a entrar na avenida. As demais foram sorteadas, ficando o desfile com a seguinte ordem: Deixa Falar, Xodó da Nega, A Grande Família, Bole Bole, Quem São Eles, Piratas da Batucada, Rancho, e Matinha encerrando a programação.

“Está uma correria muito grande, até porque a definição de tudo isso começou há um mês e pouco, mas é válido pela gestão do direito de arena. Lá [na área da Doca] é mais fácil de organizar e gerenciar a segurança, porque são apenas duas entradas – pela Doca e pela Travessa Dom Romualdo de Seixas. E a empresa que organizará o evento vai cuidar de detalhes como sonorização, iluminação e a venda dos ingressos e arquibancadas”, comenta Jamil Mouzinho, da agremiação Piratas da Batucada.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias