plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bolsa Família: 13 mil belenenses devem se cadastrar até hoje

Termina hoje o prazo para 15 mil beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus cadastros, em Belém. O recadastramento do programa federal pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros do Jurunas, Guamá, Mosqueiro, Crema

Termina hoje o prazo para 15 mil beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus cadastros, em Belém. O recadastramento do programa federal pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros do Jurunas, Guamá, Mosqueiro, Cremação e distrito de Icoaraci, além da Central de Cadastro Único, que funciona na avenida Augusto Montenegro, no Tapanã. Segundo a coordenação do programa, até quarta-feira (17), apenas 2 mil beneficiários fizeram o procedimento, obrigatório para o não bloqueio do benefício.

Na manhã de ontem, centenas de pessoas faziam uma imensa fila na frente da Central. Convocada em dezembro, através de uma notificação bancária, a dona de casa Shirley Cristina, 49, deixou para fazer o cadastro na última hora. “Brasileiro é assim: deixa para o final”, reconhece. A moradora do bairro da Terra Firme saiu às 4h de casa e, às 5h30, já engrossava a fila. “Esse dinheiro ajuda muito. Ele vem em boa hora, para meus três filhos”, garante.

ESPERA

Vencida pelo cansaço, a dona de casa Angélica Ribeiro, 40, sentou-se em um caixote, com outras 3 mulheres, para aguardar o atendimento. “Cheguei aqui às 5h20. Estava escuro. Teve gente que dormiu. Já se passa das 9h30 e nada de eu entrar”, conta. A moradora da Pratinha chegou ao local de ônibus, e foi acompanhada apenas de uma sombrinha para se esconder do sol. “Fui notificada em dezembro, mas só deu para vir essa semana”, lamenta.

Dos 12 CRAS existentes em Belém, 8 estão com o serviço suspenso. De acordo com a Dayse Penafort, coordenadora do programa na capital, o motivo é a falta de treinamento dos recadastradores, já que o sistema é atualizado constantemente. “As pessoas deixaram para vir na última hora, por isso, fica o caos”, garante.

O QUE FAZER SE PERDER O PRAZO PARA O CADASTRO?

Com o fim do prazo, os beneficiários que não fizeram o recadastramento têm até 2 meses para comparecer em alguns dos CRAS que foram citados ou na Central Única, para atualizar os dados e fazer o desbloqueio da conta.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias